Gazeta Rural destaca Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

Por Município de Oleiros em 09 de Abril de 2010

Gazeta Rural destaca Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

Na edição n.º 129 da Gazeta Rural, a qual saíu para as bancas no passado dia 31 de Março, o Festival Gastronómico que está a ter lugar em Oleiros, nos dois primeiros fins-de-semana de Abril, teve honras de destaque. Na publicação pode ler-se uma entrevista do Director José Luís Araújo ao Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques. Segundo o autarca oleirense "GASTRONOMIA DE OLEIROS é uma marca para consolidar e (...) este Festival pretende estimular os diversos agentes que operam no território na promoção dos mais variados pacotes turísticos". José Santos Marques defende ainda que a certificação do Cabrito Estonado "é fundamental para garantir a qualidade e acrescentar valor" a um produto que se "produz desde sempre e exclusivamente no concelho de Oleiros". O autarca destaca ainda a criação da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado, um projecto de vários anos que vai ter "um papel preponderante na preservação e divulgação de uma especialidade genuína, aumentando a visibilidade deste produto tradicional, atraindo a vinda de pessoas até oleiros para o degustar e fomentando a garantia de qualidade". No final da entrevista, José Marques refere ainda que "a aposta neste tipo de iniciativas chama a atenção para a questão da valorização dos recursos endógenos. De uma maneira geral, começa-se a perceber o papel que algumas fileiras estratégicas podem ter na revitalização dos territórios do interior".

Veja a entrevista em www.gazetarural.com, fazendo o download da edição n.º 129 e consultando as páginas 14 e 15