16205972

Dia Mundial da Atividade Física estimula atividade física em todas as idades

Por Município de Oleiros em 08 de Abril de 2021

Dia Mundial da Atividade Física estimula atividade física em todas as idades

Evento promovido pelo setor do Desporto do Município foi um sucesso e registou notório alcance de público

O Município de Oleiros celebrou no dia 6 de abril, terça-feira, o Dia Mundial da Atividade Física e simultaneamente o Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz. A iniciativa que foi transmitida em direto no Facebook do Município, teve início com uma intervenção do Vereador Paulo Urbano e contou com duas palestras subordinadas aos temas “Libertem as Crianças” (Prof. Dr. Carlos Neto) e “Envelhecimento Ativo” (Prof. Dr. Jorge Santos), as quais motivaram grande interação dos palestrantes com o público. De tarde os técnicos de desporto do Município deram aulas de Ginástica Sénior, Dance Kids, Cross Training e Localizada. Ao todo o acontecimento contou com 248 participantes que assistiram em direto às atividades agendadas e teve o alcance de 14.371 pessoas.

Na abertura do evento, o Vereador Paulo Urbano salientou, em relação à temática infantil, a importância que o brincar tem na infância, realçando a maior “interação entre as crianças e os jovens” que havia há anos e que “em tempos de pandemia ainda se nota mais”. Relativamente ao estímulo da gerontomotricidade, o Vereador destacou (o facto de) que “a atividade física é muito importante e em pessoas idosas ainda se torna mais importante”, tendo um impacto também na parte cognitiva.

Na palestra “Libertem as Crianças”, Carlos Neto reforçou que “o brincar não é um comportamento secundário” e “é um comportamento essencial no desenvolvimento humano e principalmente nas primeiras idades”. Já Jorge Santos, na palestra “Envelhecimento Ativo”, realçou como uma “alimentação equilibrada e um programa de atividade física regular” são essenciais para um envelhecimento ativo e saudável.

De relembrar que segundo um estudo recente da DECO Proteste, Oleiros é reconhecido como o concelho do interior mais atrativo para viver e trabalhar. Em 2020 o município conquistou o selo de Comunidade Pró-Envelhecimento e em 2021 foi reconhecido como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude.

O Dia Internacional do Desporto ao Serviço do Desenvolvimento e da Paz foi instituído pela ONU, em agosto de 2013, tendo como finalidade promover a prática da atividade física e simultaneamente, mostrar os benefícios do Desporto e o seu contributo para o fomento do Desenvolvimento e da Paz nas comunidades.