Município atribui apoios a proprietários lesados pelo incêndio de julho

Por Município de Oleiros em 11 de Setembro de 2020

Município atribui apoios a proprietários lesados pelo incêndio de julho

À semelhança de outras ocorrências congéneres em anos anteriores, o Município de Oleiros está a atribuir apoios aos proprietários das várias localidades das freguesias de Oleiros-Amieira, Isna e Mosteiro que foram fortemente afetadas por um incêndio, no período de 25 a 29 de julho. Os lesados devem fazer chegar o pedido ao Gabinete de Ação Social.

Como consequência deste incêndio, um número considerável de pessoas viu-se sem água própria e recolhida de nascentes ou depósitos, uma vez que as tubagens de plástico arderam. Os técnicos do Município fizeram um levantamento inicial dos prejuízos e constataram a falta de água para consumo humano, bem como de tubagens de água (que arderam), necessárias aos proprietários de terrenos e /ou animais, que assim se viram privados do abastecimento de água proveniente de nascentes próprias.

O Município, ciente da importância que o regadio tem para a agricultura e pecuária, representando um meio de subsistência para os agricultores destas povoações, está a disponibilizar apoios à população atingida. A medida foi deliberada por unanimidade em Reunião de Câmara, no dia 14 de agosto, pretendendo mitigar os prejuízos causados pelo incêndio, traduzindo-se no ressarcimento dos custos que os habitantes lesados tiveram de suportar para restabelecer o seu potencial produtivo.

Para que os proprietários sejam ressarcidos das importâncias correspondentes aos prejuízos, devem entregar o pedido no Gabinete de Ação Social, acompanhado de uma cópia do(s) documento(s) de despesa em questão.

Consulte a Ata N.º16 - 2020 aqui.