Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

Concelho de Oleiros

REDUZIDO

4.ª feira (22 de Setembro)

17020256

Visitantes

Notícias

"Moon gate" inaugurada num festival cultural inédito que ligou Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã nas redes sociais

Por Município de Oleiros em 03 de Agosto de 2020

Obras de arte, workshops e concertos no fim-de-semana de 31 de julho a 2 de agosto

Decorreu no passado fim-de-semana, nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, o “Cortiçada Weekend”, uma iniciativa inédita que ligou os concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova e Sertã à internet, num festival online que decorreu nas redes sociais. O evento contou com a inauguração de três obras de arte criadas em co-autoria pelas arquitetas Marta Aguiar, Mariana Costa e Sofia Marques de Aguiar, do escritório de arquitetura MAG - Marques de Aguiar, com a realização de workshops e com a transmissão de concertos em streaming.

Os dois primeiros dias deste festival em streaming, 31 de julho e 1 de agosto, foram dedicados a Sertã e Proença-a-Nova, respetivamente, tendo ocorrido vários momentos entre os quais a inauguração das obras "Véu" e "Farol dos Ventos" e os concertos de Marco Figueiredo e Soul Brothers Empire. O evento encerrou em Oleiros, no dia 2 de agosto (domingo), com quatro momentos únicos. O primeiro, o desafio online, pelas 17H, incitou novos participantes a partilharem as suas interpretações sobre a obra “Moon Gate”, instalada neste concelho, através das diferentes formas de arte (desenho, pintura, fotografia, filme ou escrita), para posterior partilha no instagram. Seguiu-se o workshop online, meia hora depois, ministrado por Jorge Marquez, um artesão autodidata que procura expressar a sua sensibilidade nas peças que cria. Mais conhecido pelo domínio da filigrana em arame que lhe permite construir objetos à escala real, como o carro exposto no museu Automobilístico e da Moda de Málaga, Jorge também domina outras artes, como o desenho, pintura e cerâmica.

A inauguração da obra “Moon Gate”, em Torna, Ribeira de Oleiros, pelas 21H, constituiu o terceiro momento do dia e completou o roteiro de inaugurações de obras de arte na paisagem. A peça, pela sua cor e texturas, assim como pelos diferentes graus de translucidez, evoca a entrada num jardim distante que remete para os relatos e feitos do Padre António de Andrade sobre o Oriente. O acontecimento teve lugar num espaço privilegiado, um palco por cima da Ribeira de Oleiros perfeitamente enquadrado com a obra e nele estiveram presentes o Diretor Geral da DGArtes, Américo Rodrigues, a Diretora Regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, os presidentes das Câmaras Municipais de Oleiros, Fernando Jorge, Proença-a-Nova, João Lobo e Sertã, José Farinha Nunes e os Vereadores Victor Antunes e Paulo Urbano. O momento foi celebrado com um brinde com o histórico Vinho Callum, sob as águas da ribeira, após o qual se procedeu ao descerramento da placa com a memória descritiva da obra.

Eram 21H30 quando os Senza protagonizaram o último momento musical deste fim-de-semana cultural online, através da sua sublime sua atuação em streaming por cima da ribeira. A banda de músicos viajantes apresenta agora o seu segundo disco, “Antes da Monção”, baseado na viagem que fizeram recentemente à Índia, que promete inspirar o público com novas histórias retratadas nas suas canções e com a participação de grandes nomes do panorama musical português como Júlio Pereira, Rão Kyao e João Frade.

Após a concretização deste “Cortiçada Weekend”, no qual foi inaugurado um roteiro criado a partir da produção e instalação de três obras de arte na paisagem, o projeto intermunicipal contempla ainda um concurso destinado a artistas locais destes municípios, que culminará com uma exposição "Territórios de Fogo” (a anunciar brevemente) e inclui a programação da "Cortiçada Week", uma semana de experiências de construção, a realizar no verão de 2021. Recorde-se que o Cortiçada Art Fest surgiu na sequência dos danos sem precedentes provocados pelos incêndios de 2017 nos três concelhos, sendo um projeto financiado pela DGARTES, no âmbito do “Programa de Apoio em Parceria - Revitalização do Pinhal Interior - Programa de Desenvolvimento Cultural o Território”.

Pode acompanhar todas as novidades do projeto em https://www.corticadaartfest.pt/ e em www.facebook.com/corticadaartfest.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2021 - Desenvolvido por citricweb.pt