Município aposta na promoção da biodiversidade

Por Município de Oleiros em 05 de Junho de 2020

Município aposta na promoção da biodiversidade

Candidaturas efetuadas resultam na atribuição de cerca de 27.000 plantas para recuperação de habitats

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Ambiente, este ano dedicado à biodiversidade. Esta é uma preocupação assumida pelo Município de Oleiros e por esse motivo, nos últimos tempos, têm sido efetuadas diversas candidaturas para aquisição de plantas autóctones e recuperação de habitats protegidos de elevado valor ambiental. Este é o caso do projeto Floresta Comum, no âmbito do protocolo estabelecido com a Green Cork e do projeto Preservar a Natureza, promovido pela EDP. Ao todo, foram atribuídas ao município cerca de 27.000 plantas de várias espécies, tais como: medronheiro, azereiro, amieiro, sanguinha-de-água, azevinho, borrageira branca e preta e folhado.

Em ambos os casos, as plantas destinam-se à recuperação de habitats prioritários, seja pela sua elevada importância à luz da conservação ou pelo facto de terem sido afetados pelos incêndios florestais. Recorde-se que no concelho, junto da ribeira da Água d´Alta (Orvalho), existe um importante repositório da Laurissilva Continental e uma rara comunidade de azereiro, facto que motivou o Município a aderir ao projeto Life-Relict, da Universidade de Évora.

Algumas destas plantas já foram instaladas no habitat a que se destinavam, encontrando-se outra parte no Viveiro Municipal a aguardar a oportunidade de realização de ações de sensibilização com recurso a voluntariado, conforme exigido em sede de candidatura. Recorde-se que face ao contexto de pandemia que vivemos, estas ações são desaconselhadas, bem como e em particular, aquelas que envolvem a população escolar no âmbito da estratégia municipal de educação ambiental.