Teatro tradicional português de marionetas dia 13 no Jardim de Oleiros

Por Município de Oleiros em 05 de Setembro de 2019

Teatro tradicional português de marionetas dia 13 no Jardim de Oleiros

O Jardim Municipal de Oleiros recebe uma peça de teatro de marionetas no próximo dia 13 de setembro pelas 21 horas.

Os Valdevinos – teatro de marionetas, trazem até Oleiros o Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos que é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc. XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta. Segundo os Valdevinos, “o repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar”.

Nesta lógica, será apresentada a peça “O Barbeiro Diabólico” em que Dom Roberto vai casar e decide ir ao barbeiro fazer a barba e o cabelo. Achando o corte demasiado caro, regateia o preço o que desencadeia uma luta desenfreada que culmina com a morte do barbeiro. Aparece o polícia para investigar, a seguir o diabo para o condenar e por fim a Morte para o levar, mas Dom Roberto consegue resistir a todos.