Confraria do Cabrito Estonado traz centenas de confrades a Oleiros

Por Município de Oleiros em 26 de Junho de 2019

Confraria do Cabrito Estonado traz centenas de confrades a Oleiros

O 4.º Capítulo da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado realizou-se no passado domingo, dia 23 de junho, em Oleiros. O acontecimento que marcou a entronização de quatro novos confrades efetivos e um de honra (Chef Hélio Loureiro), acolheu em Oleiros a presença de 41 confrarias gastronómicas, vindas e todo o país, num total de cerca de 160 pessoas.

A Cerimónia de Entronização dos novos confrades teve lugar na Capela do Espírito Santo, em Oleiros e foi enriquecida por dois momentos de gaita-de-foles, executados pelo músico João Vila, da Academia de Música de Coimbra.

Nas intervenções, puderam ouvir-se as palavras de António Fernandes, Juiz da Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado; Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas; Filipe Rosa, em representação do Conselho Europeu de Confrarias; do Chef Hélio Loureiro - confrade de honra da CGCE e de Paulo Urbano, Vereador da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano.

Após a cerimónia, as confrarias presentes desfilaram pelas ruas da vila e tiraram uma fotografia conjunta para memória futura, no Jardim Municipal. Foi depois servido o almoço, onde não poderia faltar a especialidade Oleirense e seguiu-se um agradável convívio entre todos, com o corte do bolo comemorativo e a troca de lembranças entre Confrarias.

Recorde-se que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado teve o seu I Capítulo em maio de 2016 e conta atualmente com 68 confrades. Esta organização agradece reconhecidamente a presença de todos neste IV Capítulo.