Chef Hélio Loureiro em Oleiros

Por Município de Oleiros em 28 de Maio de 2019

Chef Hélio Loureiro em Oleiros

O Município de Oleiros apoiou a realização de uma ação de formação sobre o consumo de carne de coelho, a qual teve lugar no dia 27 de maio, na Residência de Estudantes, dirigida aos alunos do Curso Profissional de Cozinha e Pastelaria do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA), bem como a ex-alunos da turma de Culinária da Universidade Sénior de Oleiros. A ação foi promovida pela ASPOC (Associação Portuguesa de Cunicultura), em parceria com a Associação Portuguesa de Nutrição, a AHRESP (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), o Município e o AEPAA.

A ação contou com a colaboração do Chef Hélio Loureiro e do nutricionista Fábio Cardoso e veio enriquecer o Projeto Oleiros Educa, tendo abordado as várias formas de confeção de coelho - como foi o caso do prato "Arroz de Coelho com Espargos e Boletus"-, assim como as propriedades dietéticas deste bem alimentar, no âmbito de uma campanha* de promoção ao seu consumo, a decorrer simultaneamente em Portugal e Espanha. O principal desafio lançado nesta campanha é a promoção do consumo de carne de coelho de origem europeia, recorrendo à ativação de memórias dos consumidores e à passagem de testemunhos intergeracionais, destacando o valor nutricional e a flexibilidade de adaptação desta carne branca aos tempos modernos.

Para os presentes, esta foi uma ação bastante interessante, debruçando-se sobre vários aspetos para além da gastronomia e nutrição, como o caso da cultura, economia, ambiente, zootecnia ou história da alimentação. Durante a formação, os participantes foram sensibilizados para as dez razões pelas quais a carne de coelho deve ser integrada numa dieta alimentar atual e saudável: É uma carne magra com muito pouca quantidade de gordura; Não contém ácido úrico, podendo ser uma alternativa saudável para quem deve controlar esse elemento na sua alimentação; Contém uma importante quantidade de minerais como potássio e fósforo; Contém várias vitaminas do complexo B; É fonte de proteínas de alto valor biológico, necessárias em todas as fases da vida; Apresenta fácil digestibilidade, devido à pouca quantidade de fibras de colagénio e de gordura; Tem um baixo teor de sódio; Apresenta um aporte energético muito equilibrado, de aproximadamente 117 Quilocalorias por cada 100 gramas; É versátil, podendo ser utilizada em inúmeras receitas, designadamente nas da tradição mediterrânica; Contribui para um consumo mais sustentável, dado que os resíduos do seu processo produtivo são recicláveis.

No final, os participantes puderam ainda degustar o resultado de um prato confecionado no showcooking e receberam um certificado de participação assinado pelo Chef Hélio Loureiro.

*Consulte: www.carnedecoelhohoje.eu