Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

16206010

Visitantes

Notícias

Orvalho detém importante repositório da Laurissilva Continental

Por Município de Oleiros em 27 de Maio de 2019

Orvalho detém importante repositório da Laurissilva Continental

No passado sábado, dia 25 de maio, realizou-se no Orvalho o Ateliê de 2019 da iniciativa do Município de Oleiros Dez Freguesias, Dez Experiências. A segunda metade da ronda pelas freguesias do concelho não poderia ter começado melhor, com a valorização dos ativos histórico-culturais, naturais e paisagísticos da freguesia.  

Com a participação de 104 pessoas, a jornada iniciou-se no edifício da APROLISE, atualmente a funcionar como centro de artes manuais. Ali foi possível interpretar o ciclo do linho através de uma explicação da Eng.ª Inês Martins; dos painéis elaborados a partir das aguarelas de Augusto de Matos - expostos permanentemente naquele local - e do trabalho ao vivo e testemunho das tecedeiras presentes. Naquele local foi também possível visitar o ateliê e a sala de exposições das obras de arte feitas em arame pelo artista Jorge Marquez, presente na ocasião. Recorde-se que este é o autor de um jaguar XK120, em arame, o qual se encontra no Museu Automobilístico e da Moda de Málaga (Espanha). 

Animado com a atuação dos Bombos do GAIO (Grupo dos Amigos Incondicionais de Orvalho) e confortado com um café de cafeteira e uma filhó, o grupo partiu à descoberta de novas experiências, havendo lugar para a recriação de algumas tradições e costumes por parte do GAIO, incondicional no apoio concedido a esta atividade, tendo proporcionado vários momentos inesquecíveis e bastante apreciados por todos.  

Chegados à Cascata da Fraga d´Água d´Alta - um importante geomonumento que integra o Geopark Naturtejo - o grupo pôde ouvir as explicações da geóloga Joana de Castro Rodrigues, do Geopark Naturtejo, a qual abordou a geomorfologia do local, a origem de todo o relevo apalachiano e a importância geológica da região. De seguida, o Prof. Carlos Pinto Gomes, da Universidade de Évora, realçou a importância de todo aquele bosque reliqua, o qual considera ser um notável fitomonumento - testemunho vivo da Floresta Laurissilva Continental. Para além de importantes considerações no âmbito da conservação do local, o Professor deu exemplos práticos para a valorização de todo o habitat prioritário e especificamente, da rara comunidade de Azereiro (Prunus lusitanica) existente. 

Durante a jornada, várias foram as referências feitas à toponímia local, como a do povoado Aziral, da aldeia de Orvalho - que poderá estar ligada a determinada vegetação típica deste solo, alimentada com a humidade formada e desprendida durante a noite, ao baixar a temperatura -; ou até mesmo ao nome do rio Zêzere - aparentemente relacionado com o da espécie Azereiro. 

Após a visita ao núcleo antigo de Orvalho, a atividade culminou com um almoço lusitano, em pleno Miradouro do Mosqueiro, ao qual se seguiu uma recriação pela Companhia de Teatro Viv´Arte, alusiva aos Lusitanos - os quais, segundo a tradição, ali teriam o seu refúgio e "castelo".  

Com organização conjunta a cargo do Município de Oleiros e da Junta de Freguesia de Orvalho, contando com o apoio do GAIO, a atividade revelou-se bastante genuína e enriquecedora e abre assim com chave de ouro a segunda metade do ciclo de experiências que o Município se propõe realizar pelo concelho até ao final de 2019. O próximo ateliê está já marcado para o dia 22 de junho, com o Ateliê da Cereja, na freguesia de Sarnadas de S. Simão. Os interessados em participar deverão inscrever-se até ao dia 14 de junho, na Casa da Cultura de Oleiros, presencialmente ou através do telefone 272 680 230. 

Esta atividade inscreve-se no projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural - na categoria Ateliês Temáticos de Cultura e Gastronomia, o qual é promovido pela Comunidade Intermunicipal e Municípios que a constituem, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2021 - Desenvolvido por citricweb.pt