Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

16710598

Visitantes

Notícias

Festival de Música do Pinhal encerra no próximo sábado

Por Município de Oleiros em 07 de Maio de 2019

Festival de Música do Pinhal encerra no próximo sábado

O Festival de Música do Pinhal, o qual arrancou no passado dia 27 de abril em Oleiros e tem percorrido o concelho, numa política de levar a cultura de forma descentralizada a todo o território, encerra no próximo fim-de-semana. Sexta-feira (dia 10 de maio), durante todo o dia, no Auditório da Canta Casa da Misericórdia de Oleiros, realizar-se-ão vários workshops de percussão destinados à população escolar, culminando com o concerto de percussão "Merak Trio", pelas 21H, no mesmo local. No dia seguinte, sábado, a freguesia de Orvalho receberá o concerto "La Renaissance", também pelas 21H, na Igreja Matriz daquela localidade. Em ambos os concertos, a entrada é livre. 

Com a direção do maestro Luís Cipriano, o concerto de encerramento deste Festival, no próximo sábado, tem como base a divulgação da Música de variadas épocas, do século XIV ao XVII, pretendendo recriar o ambiente musical vigente, quer na vertente palaciana, quer na vertente popular. Neste período, muitos foram os compositores que escreveram para vozes, marcando assim o início e o desenvolvimento da polifonia. O concerto está a cargo do Coro Misto da Beira Interior e dá a voz a compositores como Arbeau, Duffay, Gabrieli, Arcadelt, Pierre Certon, entre outros, sem esquecer os portugueses Pedro Escobar, Estevão de Brito ou mesmo o rei D. João IV, também ele compositor. De modo a recriar o ambiente vigente naqueles séculos, todo o Coro estará vestido à época e acompanhado por instrumentos da altura, como Percussão, Flauta Doce, Viola da Gamba e Alaúde. Todas as obras serão apresentadas e explicadas de modo a que o concerto seja também, para além de um tempo de lazer, uma fonte de aprendizagem.

Recorde-se que o Festival de Música do Pinhal integra o projeto intermunicipal Beira Baixa Cultural, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e Municípios constituintes, sendo cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Europeu / Portugal 2020. A iniciativa incluiu a realização de seis concertos, uma Master Class de Trompete e vários workshops de Percussão destinados à população escolar, sempre numa vertente pedagógica que vai de encontro à forte aposta deste Município no âmbito do ensino da Música.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2021 - Desenvolvido por citricweb.pt