Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio lançou livro

Por Município de Oleiros em 03 de Maio de 2019

Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio lançou livro

No passado dia 29 de abril, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, a Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio (APCVD) lançou o livro "Uma Associação com história e com raízes no Pinhal Interior" da autoria de Joaquim Silvério Mateus.

José Mendes Antunes, presidente da APCVD, agradeceu a todos os que tornaram este livro uma realidade, nomeadamente à Câmara Municipal que assegurou todos os custos, e também ao Comendador José Santos Marques que foi fundamental para o processo de constituição legal da associação. Num dia de emoções, os agradecimentos foram também para as famílias e em especial para o pioneiro, José do Carmo Afonso, que esteve presente neste dia memorável para todos os comerciantes de venda ao domicílio. O Presidente da Câmara Municipal sublinhou o espírito empreendedor que foi necessário principalmente na fundação desta atividade e também o facto de toda esta gente nunca ter esquecido as suas raízes e ter sempre contribuído para a evolução do seu concelho. Para Fernando Jorge, os prestaneiros não são apenas comerciantes, mas sim pioneiros, visionários, criativos, solidários e verdadeiros trabalhadores incansáveis.

O livro divide-se em três partes, com a descrição histórica das raízes dos associados; as experiências e histórias pessoais dos prestaneiros; e por fim o nascimento e desenvolvimento da APCVD desde a criação desta atividade comercial, à sua formalização e desenvolvimento com todos os eventos e pessoas que têm feito parte deste caminho, originários de concelhos como Oleiros, Proença-a-Nova ou Pampilhosa da Serra.

A autoria é de Joaquim Silvério Mateus, a edição da RVJ e a foto da capa de Alberto Ladeira. O livro está disponível para compra junto da direção da Associação.