Aluna oleirense garantiu presença na final do Concurso Nacional de Leitura

Por Município de Oleiros em 26 de Abril de 2019

Aluna oleirense garantiu presença na final do Concurso Nacional de Leitura

A 23 de abril, dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Idanha-a-Nova promoveu a fase intermunicipal da 13.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) destinada aos alunos do 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa. Estiveram presentes Agrupamentos de Escolas dos seis concelhos que integram a CIMBB, neste concurso que contou com provas escritas e provas orais (com os melhores cinco participantes da prova escrita por nível de ensino).

Nesta fase intermunicipal, o concelho de Oleiros e o Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade (AEPAA) estiveram representados pelos alunos: Inês Mafalda Lourenço e Matilde Ribeiro (1º ciclo); Mariana Fernandes e Pedro Espinho (2º ciclo); Mariana Antunes e Beatriz Ferreira (3º ciclo); Maria Daniela Mendes e Inês Ferreira (secundário). Duas destas alunas chegaram às provas orais: Inês Ferreira pelo secundário e Matilde Ribeiro pelo 1º ciclo. A aluna Inês Ferreira garantiu a sua presença como uma das representantes da CIMBB (ensino secundário) na Grande Final Nacional que este ano se irá realizar a 25 de maio em Braga.

Numa festa onde não faltaram brilhantes apresentações, a leitura e o livro estiveram em destaque. Durante as provas orais houve ainda momentos de animação por parte das adufeiras de Idanha e todo o espetáculo contou com a apresentação do ator e declamador Nuno Miguel Henriques. Esteve também presente como jurado, Nuno Matos Valente, autor de um dos livros a concurso “O Tesouro do Califa”.

Inserida no Plano Nacional de Leitura Ler +, esta iniciativa é promovida pela Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), contando com o apoio da Rede das Bibliotecas Escolares (RBE) e tendo como media partner a RTP.