Cabrito Estonado e Vinho Callum atraíram visitantes de todo o País

Por Município de Oleiros em 03 de Abril de 2018

Cabrito Estonado e Vinho Callum atraíram visitantes de todo o País

O Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum realizou-se nos dias 24, 25, 30 e 31 de março e 1 de abril no Jardim Municipal de Oleiros. O sucesso deste evento é já inquestionável, sendo a marca "cabrito estonado" cada vez mais afamada. Este facto foi atestado pela quantidade de visitantes vindos de todo o País que passaram pelo Festival.

Com um percurso de assumida melhoria, o Município continua a trabalhar para impulsionar a restauração oleirense com um programa cultural que enriquece o evento. A lotação esgotou mais uma vez para provar o afamado cabrito assado em forno de lenha com a pele, e por isso “estonado” e não “esfolado”.

Nesta edição o Vinho Callum ganhou um novo impulso, com o I Encontro de Produtores de Vinho Callum do Concelho de Oleiros que reuniu cerca de 35 produtores em conjunto com o enólogo, Pedro Teixeira, e com Sérgio Nunes, impulsionador de um projeto de implementação desta casta no nosso concelho. Em ambiente de convívio esclareceram-se dúvidas e sobressaiu a vontade geral de aumentar a produção deste Vinho.

Culturalmente o Festival voltou a destacar-se por aliar música, animação, tradições e conhecimento. Nos cinco de dias de Festival, passaram pelo palco: Mr Jones AcústicoSenza com a participação especial de Rão Kyao, e ainda o Baixinho do Fado. As Tunas voltaram a ter uma noite exclusiva com a presença do Coral Quecofónico do Cifrão e ainda da Desertuna. A animação de rua contou com os gaiteiros Carriços e com o grupo de percussão tradicional Chibatas. As tradições mantiveram o habitual destaque, com casa cheia para ver o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e o Grupo de Danças e Cantares do GAIO. De realçar a grande afluência de participantes na Oficina de Produção de Queijo de Cabra, conduzida por Conceição Barata. A transmissão de conhecimentos baseada no saber-fazer demonstra ser um fator importante para os visitantes, que tiveram a oportunidade de levar para casa o seu próprio queijo. Ainda na gastronomia o chefe André Ribeiro explicou o que fazer "Depois do Cabrito Estonado" perante uma plateia repleta. Empadas, croquetes, bolinhas de arroz de miúdos entre outros petiscos, fizeram as delícias dos presentes e demonstraram a versatilidade de uma carne tão rica como a de cabrito.

No recinto do evento era ainda possível adquirir artesanato, licores, bolos tradicionais, filhós, vinho callum e produtos regionais, disponíveis para venda e para consumo nas tasquinhas presentes.

Sob o lema "Breath and Taste / Prova e Inspira Beira Baixa", o Festival do Cabrito Estonado e Vinho Callum é organizado pelo Município de Oleiros e realiza-se no âmbito do Projeto Âncora de Animação do PROVERE BEIRA BAIXA: TERRAS DE EXCELÊNCIA, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).