Dez Freguesias, Dez Experiências apresentado na BTL

Por Município de Oleiros em 06 de Março de 2018

Dez Freguesias, Dez Experiências apresentado na BTL

O Município de Oleiros esteve presente entre 28 de fevereiro e 4 de março na 30ª edição da maior feira de Turismo do país. O concelho foi amplamente divulgado na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), estando integrado de forma permanente no stand da Naturtejo e também no stand do Turismo do Centro.

Oleiros teve vários momentos de destaque, entre eles a apresentação do projeto Dez Freguesias, Dez Experiências no stand do Turismo do Centro. Além do vídeo de apresentação, o vereador Paulo Urbano divulgou as datas dos ateliês programados, realçando a importância deste conjunto de atividades para o património imaterial do território - costumes, lendas, estórias, ofícios, artesanato e gastronomia. Sendo estes elementos vetores de diferenciação, têm a potencialidade de projetar de forma determinante a região e dessa forma captar fluxos turísticos. Os ateliês contam com um passeio pedestre interativo, uma recriação histórica e ainda um almoço temático.

Já no stand da Naturtejo, o nosso concelho voltou a atrair muitos visitantes com a prova de Cabrito Estonado que decorreu no sentido de divulgar o Festival do Cabrito Estonado e do Vinho Callum, a acontecer em Oleiros nos fins-de-semana de 24 e 25 de março, e de 30, 31 de março e 1 de abril.

Ainda na BTL, foi apresentada a campanha “Plantar o Futuro” – com a oferta de 1000 árvores aos visitantes. Após a oferta, o Geopark sugere às pessoas que adotem a árvore e se desloquem ao território para a plantar, contribuindo assim na ajuda à reflorestação das áreas ardidas durante os fogos de 2017. Desta forma, para além do contributo na reflorestação da região, sobretudo em Oleiros e Proença-a-Nova, pretende-se que os "padrinhos" destas árvores acompanhem o seu crescimento, fomentando assim a economia local. Neste contexto, o vereador Paulo Urbano elucidou embaixadores e jornalistas sobre participação na BTL de todo o território Geopark Naturtejo, da rede UNESCO, do qual fazem parte os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.