Como e quem pode usufruir da Loja Social

Por Município de Oleiros em 09 de Junho de 2017

Como e quem pode usufruir da Loja Social

A Loja Social tem como objetivo o apoio a famílias carenciadas, através da atribuição de um crédito que permitirá o acesso a artigos novos, doados por cidadãos e/ou entidades públicas/particulares. Nesta loja podem encontrar-se têxteis e vestuário, acessórios e calçado, brinquedos e material didático, entre outros.

Consideram-se beneficiários prioritários da Loja Social, os indivíduos residentes no concelho de Oleiros que revelem vulnerabilidade económica e social. São também beneficiários todos os que contribuam para a Loja Social com um "saco grande" de bens, tendo a possibilidade de usufruir de um Pinheiro (moeda social utilizada), no sentido de promover a responsabilidade social e ambiental. Consideram-se ainda beneficiários deste projeto, casos que sejam considerados de Emergência Social, por exemplo vítimas de catástrofes naturais como incêndios, cheias, etc.

As fichas de inscrição podem ser levantadas junto do CLDS 3G “Novos Desafios” de Oleiros e/ou Gabinete de Ação Social do Município, sendo estes os serviços que irão posteriormente fazer a seleção dos requerentes. Depois da validação das fichas de inscrição, será efetuado um diagnóstico técnico ao nível social, elaborado pela equipa técnica indicada, que pode passar por visitas domiciliárias, entrevistas e por toda a metodologia que leve a uma caracterização eficaz, transparente e justa da família.

A Loja Social foi inaugurada no passado dia 31 de maio e é um projeto do CLDS 3G “Novos Desafios" de Oleiros, em parceria com o Gabinete de Ação Social do Município, a SustentAbraços e a Santa Casa da Misericórdia de Oleiros. Nesta fase inicial, o período de funcionamento da loja será às terças-feiras das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, estando localizada no 1º andar do edifício da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros. Para mais informações ou para entregar bens deve fazê-lo no Gabinete do CLDS, situado no Rés-do-Chão do Edifício da Câmara Municipal, a funcionar das 9H00 às 12H30 e das 14H às 17H30.