Concelho de Oleiros

ELEVADO

2.ª feira (20 de Setembro)

Oleiros Integra promove inclusão social

Por Município de Oleiros em 28 de Julho de 2016

Oleiros Integra promove inclusão social

O Município de Oleiros em parceria com o projeto CLDS 3G "Novos desafios" e as instituições do concelho desenvolveram no dia 26, a primeira ação do programa Oleiros Integra, destinado a pessoas portadoras de deficiência.

Este projeto exigiu um levantamento de todas as pessoas portadoras deficiência do concelho de Oleiros, sendo questionado a estas pessoas os seus interesses, através dos quais se organizou e organizará no futuro as atividades a desenvolver. A intenção é permitir a pessoas com deficiência (física e mental), um dia diferente através de ações direcionadas à inclusão desta população com necessidades especiais.

No dia de ontem participaram cerca de 20 pessoas, de todo o concelho, cujo transporte foi assegurado pelo Município e pela carrinha adaptada da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros (SCMO). A atividade decorreu no auditório da Santa Casa e começou com a teatralização de um momento de leitura de contos e lendas dinamizado pelo CLDS e pela Casa da Cultura. O almoço, oferecido pelo Município, contou com a presença do Presidente da Câmara, Dr. Fernando Jorge, que impulsionou fortemente este projeto, de quem partiu a iniciativa e que tem acompanhado todo o processo, com interesse em que esta ação se repita com frequência, especialmente em visitas à praia, ao Santuário de Fátima, à serra, e muitos outros sítios.

Durante a tarde, a equipa dinamizou um jogo do bingo com os participantes e com alguns utentes da SCMO, seguido de um momento musical a cargo do acordeonista Abílio Alves. Ao longo da tarde, os interessados tiveram ainda direito a cuidados de beleza proporcionados por uma esteticista e uma cabeleireira.

Desta forma, pretende-se o encontro entre indivíduos portadores de deficiência tanto mental como física, tentando uniformizar as potencialidades, dificuldades e preferências de cada grupo, de modo a proporcionar atividades adequadas ( socioculturais, música, atelier, agricultura, trabalhos manuais), mas tentando também promover a auto estima através de cuidados de beleza (cabeleireiro, esteticista, manicure).