Assinados protocolos no âmbito da implementação do DLBC

Por Município de Oleiros em 22 de Junho de 2016

Assinados protocolos no âmbito da implementação do DLBC

O presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Dr. Fernando Jorge, na qualidade de presidente da Pinhal Maior - Associação para o Desenvolvimento do Pinhal Interior Sul - assinou no passado dia 9 de junho, em Leiria, o Protocolo de Articulação Funcional com a CCDR Centro, no âmbito da implementação do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). Este protocolo de articulação foi formalizado com todos os 29 Grupos de Acão Local (GAL) da Região Centro (24 rurais e 5 costeiros), responsáveis por concretizar as Estratégias de Desenvolvimento Local, no âmbito do Programa Operacional Regional Centro 2020. Em causa está a aplicação de 103 milhões de Euros de fundos da União Europeia para o apoio a iniciativas de promoção da competitividade e coesão de territórios rurais e costeiros, através do financiamento do Programa Centro 2020, do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) e do Programa Operacional Mar 2020.

Com esta formalização, estão finalmente reunidas as condições para a implementação das Estratégias Territoriais integradas promovidas pelas comunidades locais, com especial destaque para a abordagem LEADER, através da mobilização do instrumento regulamentar DLBC. Recorde-se que este, juntamente com a abordagem LEADER, visa a dinamização económica local, a revitalização dos mercados locais e, em geral, a diversificação das economias locais, em territórios rurais, costeiros ou urbanos economicamente fragilizados ou de baixa densidade populacional, dando um contributo fundamental para o desenvolvimento rural sustentável.