ARCO com prova de excelência de pesca embarcada

Por Município de Oleiros em 24 de Maio de 2016

ARCO com prova de excelência de pesca embarcada

A sexta edição do Convívio de Pesca Embarcada ao Achigã, ocorrido no passado sábado (dia 21 de maio), revelou-se novamente um enorme sucesso. A prova organizada pela ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros) contou com a participação de 58 equipas, o que se traduziu em 58 embarcações e um total de 170 exemplares capturados, com um peso total de 131,575 Kg.

Segundo os participantes - alguns dos quais internacionais e de elevado gabarito -, esta é “uma excelente prova” e “a melhor do calendário”. A organização esteve de parabéns e “não teve falhas”. A rapidez da colocação dos barcos na água, a sua saída rápida e de forma justa (todos pescaram ao mesmo tempo) ou a inexistência de pressão de pesca, foram alguns dos aspetos evidenciados por quem considera que esta é uma prova que tem evoluído, sendo considerada por alguns como uma das melhores a nível nacional e que “pode passar para patamares superiores”.

Num palco de excelência, este é já um acontecimento de renome que reúne anualmente a participação de várias equipas nacionais e internacionais, confirmando a importância que a iniciativa tem no palmarés da modalidade. A atestar este facto, as unidades de alojamento da região ficaram lotadas com a presença de elementos afetos às 58 equipas concorrentes, as quais não quiseram perder “a excelência e o saber receber de uma organização que é já uma referência”. Recorde-se que as potencialidades naturais e a aptidão do concelho de Oleiros para acolher este tipo de provas são também reconhecidas por todos.

Este evento desportivo teve o apoio institucional do Município de Oleiros, das Juntas de Freguesia de Álvaro e de Oleiros-Amieira, dos Bombeiros Voluntários de Oleiros e da Associação Regional das Beiras de Pesca Embarcada (Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu), para além do apoio dos vários patrocinadores e colaboradores.

Classificação:
1.º lugar – Jaime Fava/Estevão Ribeiro – 5 exemplares – 7,549 Kg