14320693

Sensibilização para a defesa da floresta

Por Município de Oleiros em 21 de Agosto de 2015

Sensibilização para a defesa da floresta

Em plena época de incêndios, o Gabinete Técnico Florestal do Município de Oleiros e o Serviço Municipal de Proteção Civil promoveram uma ação de sensibilização sobre a defesa da floresta contra incêndios.

A associação do Grupo Regional de Selada das Pedras, lançou a ideia, e com o apoio da Junta de Freguesia de Cambas e do Município, no dia 19 de agosto esta ação juntou a população da aldeia.

Devido ao interesse demonstrado pela população em proteger esta localidade do flagelo dos incêndios, foram prestados alguns esclarecimentos sobre o assunto, o que pode ser feito e ainda foi deixado o apelo para limpar a floresta. Houve também oportunidade para dar a conhecer a legislação de defesa da floresta contra incêndios, especialmente no período crítico (1 de julho a 30 de setembro). Em fase de debate, surgiram ideias como a criação de novos acessos para meios terrestres e a construção de um ponto de água.

De relembrar que ainda este mês deflagrou um grande incêndio no nosso concelho e o mesmo foi usado como exemplo para tirar ilações sobre como melhorar a prevenção evitando novas catástrofes no futuro.