Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

16332297

Visitantes

Notícias

Balanço XV Feira do Pinhal

Por Município de Oleiros em 13 de Agosto de 2015

Balanço XV Feira do Pinhal

Há 15 anos, a Feira do Pinhal começou por ser uma feira de artesanato local com apenas 28 expositores mas depressa se tornou numa feira de atividades económicas.

A 15ª edição da Feira do Pinhal, já com 120 expositores, é hoje um importante evento de dinamização socioeconómica não só de Oleiros mas de toda a Região Centro. Este ano decorreu entre 5 e 9 de agosto e foi inaugurada pelo Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Dr. Miguel Poiares Maduro. No ato da inauguração o Orfeão de Castelo Branco atuou e deslumbrou com um coro da ópera Nabucco de Giuseppe Verdi.


Apesar de esta ser uma Feira temática com ênfase no grande ex-líbris do concelho, a Floresta, também a Gastronomia está invariavelmente presente pela sua preponderância na Região. Durante cinco dias, foi possível degustar algumas iguarias locais, como as filhós, os peixinhos da horta, peixe frito, cabrito estonado entre outros. 
 

 
Para os mais curiosos, havia oportunidade de observar a farinha a ser moída e a fase posterior de confeção da broa de milho em forno a lenha. No recinto da Feira, existia ainda um alambique a destilar aguardente e a possibilidade de assistir ao fabrico de tropeços e de sapatos ao vivo.



 
A Feira do Pinhal conta com uma componente não só económica mas também cultural, havendo cada vez mais a preocupação por apresentar aos visitantes um pouco da nossa tradição. Neste âmbito, realizou-se no palco da Feira, a XI Mostra das Atividades Musicais do Concelho, por onde passaram: o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, a Sociedade Filarmónica Oleirense, o Grupo de Danças e Cantares do GAIO e ainda o acordeonista Abílio Alves e Rui Gaio.


 
Atraindo milhares de pessoas todos os anos, a Feira do Pinhal possui um cartaz musical próprio que trouxe a Oleiros nomes tão conhecidos como José Cid, Quim Barreiros e os Dj's Meninos da Vadiagem.



Nesta Feira estreou-se a nova mascote do Município, o "Pinhas", a representação de uma pinha, fazendo também uma alusão à temática da feira. O "Pinhas" circulou pelo recinto da Feira, todos os dias, fazendo as delícias de miúdos e graúdos.
Como já vem sendo hábito, a Pirotecnia Oleirense, sedeada no concelho, fez também parte do programa. O espetáculo multimédia "Contemplar Oleiros", desafiava a uma viagem pelo nosso território e brindou os presentes com apontamentos de fogo de artifício integrados num espetáculo de água. Uma apresentação complexa, com algumas partes projetadas num espelho de água, narradas por Eduardo Rêgo, a voz tão conhecida do programa Vida Selvagem da BBC e por uma gotinha de água animada que conhecia Oleiros pela primeira vez.
 

 
No seu 15º aniversário a Feira do Pinhal primou mais uma vez pelo sucesso devido à entrega e dedicação de todos quantos colaboraram para que esta se mantenha diversificada, organizada e trazendo sempre novidades a quem a visita. 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2021 - Desenvolvido por citricweb.pt