Trilho português dos Apalaches já está a dar frutos

Por Município de Oleiros em 31 de Março de 2015

Trilho português dos Apalaches já está a dar frutos

O Trilho Internacional dos Apalaches português, um processo iniciado em abril de 2013 e inaugurado no passado sábado, começa já a dar frutos, chamando a Oleiros algumas das mais reputadas competições internacionais. Assim, é já no dia 21 de abril que aquele trilho recebe a passagem da 3.ª etapa do desafio The Crossroads, correspondendo à 2.ª prova do Trans Pangaean Challenge organizado pela Land´s End Expedition Racing. O calendário de eventos naquele trilho compreende ainda no dia 23 de maio a realização da 10.ª GeoRota do Orvalho, organizada pela Junta de Freguesia de Orvalho e no dia 7 de junho, o 9.º passeio pedestre Trilhos do Estreito, organizado pela associação Trilhos do Estreito. Em outubro, no dia 4, realiza-se o Trail Rota dos Apalaches, organizado pela associação Pinhal Total Oleiros Aventura.

Recorde-se que este trilho, correspondente à GR- 38 Grande Rota Muradal-Pangeia, consiste num projeto de escala internacional com aproximadamente 37 km que inclui uma via de BTT, 14 vias de escalada na Crista de Zebro e uma via ferrata  (a segunda do país). Este projeto representa a aproximação ao maior trilho contínuo de pegadas do mundo, situado no continente americano, à Europa. Conforme ficou constatado no passado fim-de-emana, as sensações e as emoções são uma constante ao longo do relevo apalachiano da Serra do Muradal e permitem realizar um passeio magnífico por majestosos pontos de interesse, como os esplêndidos miradouros naturais no topo das cristas rochosas ou os diversos fósseis que se encontram a revesti-las (como em nenhum outro ponto do Mundo).

Em Oleiros, para além da GR 38, existe outra Grande Rota, a GR 33 – Grande Rota do Zêzere, a qual atravessa o concelho longitudinalmente, no seu limite norte, junto ao rio, numa extensão de 53 km. Também a GR 21 – Grande Rota das Aldeias do Xisto, intercepta o concelho em dois pontos, a Este e Oeste do Concelho.