Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

15075318

Visitantes

Notícias

Rotundas quase concluídas

Por Município de Oleiros em 11 de Novembro de 2014

Rotundas quase concluídas

As entradas da vila de Oleiros estão a ser beneficiadas com a construção e requalificação das rotundas existentes. A implantação da rotunda da entrada Este, num local estratégico como o cruzamento entre a EN 351 e a EN 238, constitui um nó de ligação de extrema importância que vem melhorar em larga escala o escoamento do tráfego automóvel para quem se dirige de ou para Oleiros-Centro, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Sertã, ao mesmo tempo que permite disciplinar o trânsito e evitar situações de impasse, garantindo uma maior eficiência na mobilidade.

Esta rotunda agora construída contém no centro uma Cruz de Malta, elemento principal do brasão de Oleiros em alusão à Ordem de Malta, donatária do Foral de Oleiros e cuja influência no território é evidente. Nesta rotunda a cruz aparece ladeada por muros em xisto, a pedra da região responsável pelos edificados de outrora como casas, edifícios de apoio agrícola ou banquetas. Outro elemento que irá contar nesta nova construção é o medronheiro, espécie autóctone da região.




Já a rotunda Sul corresponde à requalificação de uma rotunda já existente e pretende representar de uma forma estilizada o logótipo do Município. A esfera procura lembrar o olho de “olhos de água”, procurando-se também uma simbiose com os “oo” da palavra Oleiros. No interior encontra-se uma figura que poderá remeter para um pinheiro, elemento esse que também consta nesta requalificação.

As duas obras incluem-se na empreitada Requalificação da Circular Externa, a qual inclui a instalação de passeios nos dois sentidos da via, um dos quais com uma ciclovia, a repavimentação da via; a colocação de novas luminárias com tecnologia LED; a criação de uma bolsa de estacionamento e a beneficiação dos espaços envolventes. Pretende-se assim melhorar as condições de circulação viária no troço em causa, aumentar a mobilidade e a segurança de piões e ciclistas, valorizar as condições de fruição do espaço público e introduzir ao local uma componente de funcionalidade e embelezamento paisagístico, a pensar no bem-estar da população. 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2020 - Desenvolvido por citricweb.pt