Inauguração do Cristo Rei

Por Município de Oleiros em 07 de Novembro de 2014

Inauguração do Cristo Rei

O Santuário do Cristo-Rei, situado no Alto das Sesmarias, uma das colinas de Oleiros, foi inaugurado no passado sábado, dia 8 de novembro, na presença de S. Exa. Revm.ª, o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. A obra, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros, contou com um importante apoio logístico, material e financeiro por parte da autarquia local.

O complexo religioso exibe uma estátua de granito com 5 metros de altura, da autoria do mestre Américo Viage Lima, a qual segundo o escultor “é uma síntese idealizada entre o Cristo Rei de Almada, na margem Sul do Tejo, e o Corcovado, do Rio de Janeiro". O monumento está virado para a vila e segundo o Cónego Martinho Cardoso Pereira, responsável pela Paróquia na altura da sua construção, pretende “marcar um momento importante da história da terra e do povo do concelho, como foi a entrada no segundo milénio". A capela que fica na base da estátua, em forma de cubo, possui uma das fachadas em vidro. O seu interior foi recentemente beneficiado, ao nível das paredes e do teto, com pinturas religiosas de inspiração celestial.

Para a instalação deste edificado religioso no cume do monte, o espaço foi alvo de um projeto prévio que o veio beneficiar. Este inclui uma praça central murada, onde ficam instaladas a estátua e a capela, coexistindo com um edifício de apoio, um parque de merendas, um miradouro com vista panorâmica sobre a vila de Oleiros e um parque de estacionamento.