Concelho de Oleiros

REDUZIDO

4.ª feira (22 de Setembro)

17020188

Workshop sobre Medronheiro bastante participado

Por Município de Oleiros em 04 de Novembro de 2014

Inserido no âmbito da 8.ª Mostra do Medronho e da Castanha, realizou-se no passado dia 1 de novembro, na Casa da Cultura de Oleiros, o workshop “Medronheiro, uma janela de oportunidades”. Promovido pelo Município de Oleiros, o evento contou com a colaboração do Ministério da Agricultura – Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro (DRAPC), da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e da Cooperativa Portuguesa do Medronho (CPM), tendo reunido a participação de 60 interessados, na sua maioria jovens oriundos de vários pontos do país.

Ao longo dos trabalhos que se prolongaram por toda a manhã, com uma componente teórica e dois casos práticos, os participantes tiveram a oportunidade de se inteirarem sobre a fileira em causa. Assuntos como a importância da seleção e propagação de plantas na produção de medronho, a produção de aguardente e derivados, a importância do medronheiro na gestão florestal e na prevenção de incêndios, a constituição da Cooperativa Portuguesa do Medronho e o testemunho de um jovem agricultor instalado na região, foram abordados de uma forma interessante.

A abrir a sessão esteve o Vice-presidente da Câmara Municipal, Victor Antunes. Na parte teórica, o painel de intervenientes era composto pela Prof.ª Filomena Gomes (ESAC) e Eng. João Gama (DRAPC). Após uma pausa para café, onde não faltaram os derivados do medronho, seguiram-se os casos práticos apresentados por Tiago Cristóvão, da CPM e Margarida Silva, representante de uma empresa do concelho, a Silvapa, Lda. – produtora de aguardente, licor e compota de medronho. A sessão foi bastante participada por todos os presentes, muitos dos quais jovens com ideias e projetos, que no final saíram mais elucidados sobre vários aspetos desta fileira.