Hasteadas bandeiras na Praia Fluvial de Açude Pinto

Por Município de Oleiros em 08 de Julho de 2014

Hasteadas bandeiras na Praia Fluvial de Açude Pinto

Foram hasteadas no passado dia 2 de julho, na praia fluvial de Açude Pinto, as bandeiras de Qualidade de Ouro 2014 e de Praia Acessível – Praia para Todos. Na ocasião estiveram presentes o Vice-presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Victor Antunes e o técnico de saúde ambiental da região Victor Carmona, em representação da Unidade Local de Saúde, entidade envolvida neste processo. Para a autarquia, este reconhecimento é fruto de um trabalho que tem sido desenvolvido, não só nesta mas em outras praias e zonas balneares do concelho que integram a Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto.

Recorde-se que esta Rede engloba o conjunto das melhores zonas balneares fluviais da Região Centro, as quais constituem locais de lazer e bem-estar únicos que devido às suas características naturais, proporcionam recantos de enorme beleza. Com o slogan “Mergulhe à descoberta”, este é um convite que pretende convencer de que as férias de Verão podem ser no interior, pretendendo atrair visitantes e turistas até ao território.

De facto, o destino turístico Aldeias do Xisto possui a maior concentração de praias fluviais de Portugal. As praias da Rede distribuem-se quase uniformemente pelo território, com várias tipologias à escolha do veraneante: nas águas de um rio (praia fluvial de Cambas), de uma albufeira (zona balnear de Álvaro) ou de uma ribeira (praia fluvial de Açude Pinto), junto a uma Aldeia do Xisto (zona balnear de Álvaro), num local recôndito mas vigiado, com cascatas ou com ondas.

No caso particular da praia fluvial de Açude Pinto, esta
tem sido distinguida há vários anos com os mais distintos galardões, tendo sido considerada em 2014 pela DECO uma das três únicas praias fluviais da Região Centro com a avaliação global de Muito Bom (a única do distrito de Castelo Branco com esta classificação).