Concelho de Oleiros

REDUZIDO

4.ª feira (22 de Setembro)

17020216

Escola de Verão da Associação Raízes em Oleiros

Por Município de Oleiros em 24 de Junho de 2014

No âmbito de uma parceria com o Município de Oleiros, está a decorrer no concelho de Oleiros, de 16 a 27 de junho, a Escola de Verão 2014 da Associação Raízes – Associação de Apoio à Criança e ao Jovem (AACJ). Esta iniciativa, na qual participam jovens de todos os “Projetos Raízes” desenvolvidos naquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), decorre durante duas semanas e divide-se por dois turnos: 21 jovens dos 12 aos 13 anos e 28 jovens dos 14 aos 17 anos. Ambos os turnos são sempre acompanhados por 7 monitores.

Para além da componente lúdico-desportiva, tirando partido das praias fluviais, piscina municipal e pavilhão gimnodesportivo, a Escola de Verão inclui ainda uma ação de voluntariado que consiste na recuperação do espaço exterior da escola primária de Abitureira, situada na freguesia de Oleiros-Amieira. No final do primeiro turno a satisfação dos jovens era evidente e estes não quiseram partir sem deixar ao município algumas lembranças produzidas pelos próprios.

Recorde-se que a associação Raízes – AACJ, sob o lema “A criar novos caminhos, novos sonhos, novos futuros!", consiste numa organização sem fins lucrativos, com o estatuto de IPSS que foi formalmente constituída em 2004, em Lisboa, por um conjunto de profissionais com distintas experiências de trabalho na área da intervenção social e comunitária, com o objetivo de criar estruturas de apoio e acompanhamento para crianças e jovens em ambientes e situações de grande risco e vulnerabilidade.

Atuando segundo os valores da Solidariedade, Humanismo, Inclusão, Competência, Sustentabilidade, Cooperação e Inovação, pretende constituir-se como instituição de referência, reconhecida pelo valor dos seus resultados e pela qualidade dos seus serviços, fundamentada numa gestão sustentável e proactiva, contribuindo para uma sociedade mais justa, equitativa e orientada para a inclusão social das crianças, dos jovens e das famílias mais vulneráveis.