CIMBB adere à Médio Tejo 21

Por Município de Oleiros em 02 de Junho de 2014

CIMBB adere à Médio Tejo 21

Os concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) passam a contar com um novo impulso na promoção de medidas para promover a eficiência energética, graças a um protocolo de cooperação com a Médio Tejo 21 – Agência Regional de Energia e Ambiente. Embora os concelhos de Oleiros e Proença-a-Nova fizessem já parte da agência, tendo participado na sua fundação, com o acordo assinado ontem a área de abrangência é alargada a toda a comunidade. Este facto assume bastante importância numa altura em que a centralidade da eficiência energética é reforçada no novo quadro comunitário de apoio.

Recorde-se que a Agência celebrou recentemente o 5.º aniversário da sua implantação, um processo que enfrentou na altura alguns obstáculos e o desconhecimento das populações. Na atualidade, a Médio Tejo 21 entra numa nova fase de consolidação e tem como princípios orientadores a melhor gestão dos processos, o menor gasto e a produção local.

Com a adesão da CIMBB à Média Tejo 21, a criação de um mercado regional de biomassa, com um sistema de interface entre produtores e empresas, a geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos e a adesão ao Pacto Europeu de Autarcas são alguns exemplos de projetos desenvolvidos e que poderão agora ser alargados a toda a região.