Foi criada a Associação de Municípios do Pinhal Interior Sul

Por Município de Oleiros em 07 de Maio de 2008

No passado dia 2 de Maio, foi criada a Associação de Municípios do Pinhal Interior Sul. Os 5 municípios (Mação, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei) uniram-se e assinaram um protocolo de cooperação que permitirá que o território se afirme competitiva e diferenciadamente.

Esta atitude revela um esforço de entendimento e colaboração para que oportunidades como as que poderão surgir com o QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) sejam optimizadas. A coesão territorial é fundamental e essencial para o desenvolvimento de cada município em particular e do território como um todo. Deste modo, a Associação permitirá a articulação dos investimentos de alcance intermunicipal, a promoção da Sociedade do Conhecimento  e a promoção e a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Para levar a efeito os seus objectivos, a Associação poderá contratualizar a gestão de Programas Comunitários, criar e explorar serviços associativos próprios, participar em organizações regionais e em empresas de interesse público e também celebrar contratos de concessão de serviços. No final da sessão, os autarcas revelaram-se bastante satisfeitos com esta união, com a qual se espera obter bons frutos para todos os municípios e para o Pinhal Interior Sul.