Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

15066188

Visitantes

Notícias

Rota do Callum reúne uma centena de participantes

Por Município de Oleiros em 15 de Abril de 2014

No dia seguinte à realização das Jornadas do Vinho Callum em Oleiros e no âmbito do Ano Internacional da Agricultura Familiar, realizou-se no passado dia 13 de abril (domingo) a sétima Rota temática definida pela associação Pinhal Total. A iniciativa integrou o VI Festival do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual se iniciou no passado fim-de-semana e continuará no próximo (dias 19 e 20 de abril), em 7 restaurantes aderentes do concelho.

 

Ao todo, esta iniciativa reuniu cerca de 100 participantes, que pelas 9h30 já estavam a iniciar este passeio pedestre dedicado à casta Callum, uma histórica casta, genuína de Oleiros e que resistiu à filoxera. Os caminheiros receberam um brinde (um boné) e para além das águas oferecidas durante o percurso, no final puderam retemperar as suas forças com uma reconfortante sopa.



 

O itinerário escolhido para este passeio teve como ponto de início e final o Jardim Municipal e passou por algumas emblemáticas fontes e pela idílica Ribeira de Oleiros. Como não poderia deixar de ser, o percurso contemplou a passagem por alguns exemplares destas seculares videiras trepadoras que crescem junto à ribeira (nas galerias ripícolas), “em enforcado”, servindo-se das árvores como seus tutores. Esta casta dá origem a “um emocionante vinho que quando provado, remete para uma época medieval, numa altura em que os vinhos, ao contrário de hoje, não levavam qualquer tipo de tratamento. Como todos os vinhos brancos, este era um vinho bebido pelos povos antigos de Oleiros em momentos festivos”.

 

 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2020 - Desenvolvido por citricweb.pt