Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

14140960

Visitantes

Notícias

Hora do Conto Infantil sensibiliza para a prática de uma alimentação saudável

Por Município de Oleiros em 17 de Outubro de 2013

No dia 16 de outubro, coincidindo com as comemorações a nível mundial do Dia da Alimentação, a Casa da Cultura de Oleiros realizou a sua já habitual Hora do Conto mensal, desta feita alusiva à temática da alimentação saudável. O livro escolhido foi “O dia em que a barriga rebentou”, da autoria de José Fanha, o qual conta a história de uma família de pássaros muito malandrecos que passavam o dia a comer.


Nas suas panelas, em vez de sopas, frutas, verduras e saladas; guardavam doces, gomas, gelados, bolos, rebuçados, hambúrgueres e cachorros no pão, bem regados com ketchup e maionese. A piorar a situação, o pássaro Bisneco Zeco Teco Patarudo não usava talheres às refeições, pelo que comia com as mãos. Em segundos, despejava panelas e panelões e como mal mastigava os alimentos, estava permanentemente com indigestões.

De tanto comer e com tanto açúcar e gordura à mistura, o pássaro Bisneco ficou doente e teve que ser assistido pelo médico. Sofria de obesidade, diabetes, tensão arterial alta e teria de mudar de hábitos alimentares. Foi então aí que as crianças construíram um placard com os alimentos essenciais para a alimentação saudável do Bisneco. É claro que também lá colocaram os bolos, as gomas, os fritos e os refrigerantes, mas na condição de consumos moderados e regrados.

O pássaro prometeu mudar de hábitos alimentares e até aprendeu a usar devidamente os talheres e a adoptar as necessárias regras de higiene, tais como lavar as mãos antes de comer e esfregar os dentinhos para trazê-los sempre sãos e lavados. Para ajudar a perder peso e conseguir voar novamente, as crianças aconselharam-no a frequentar o ginásio, andar de bicicleta e fazer caminhadas.

Esta iniciativa foi dirigida ao ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Oleiros e pretendeu alertar os mais novos sobre os benefícios de uma alimentação equilibrada e do exercício físico para um crescimento saudável. 

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2019 - Desenvolvido por citricweb.pt