Exposição “Património Geomineiro de Oleiros” patente até ao final de junho

Por Município de Oleiros em 05 de Junho de 2012

Exposição “Património Geomineiro de Oleiros” patente até ao final de junho

Foi inaugurada no passado dia 2 de junho, no Posto de Turismo de Oleiros, a exposição temática “Património Geomineiro de Oleiros”. A mostra integra a Semana Europeia dos Geoparques e traduz-se numa inédita abordagem da geodiversidade e exploração mineira no contexto de Oleiros. Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santos Marques, “a realidade que se viveu no concelho no século passado, no que se refere à exploração mineira, mostra-nos uma vez mais que Oleiros sempre esteve voltado para o mundo, cruzando a sua História com a de diferentes palcos mundiais (…) os nossos antepassados sempre souberam aproveitar da melhor forma os recursos endógenos, estando atentos às necessidades, à procura dos mercados e às tendências económicas vigentes. Façamos desta herança um estímulo para o futuro, para que continuemos a encarar com visão estratégica as oportunidades que vão surgido, tirando partido dos valores patrimoniais que possuímos, assim como do legado que nos deixaram e que devemos honrar”.

A apresentação da exposição esteve a cargo do Dr. Carlos Neto de Carvalho, seu coordenador e neste acontecimento esteve presente o Dr. Bernardo Lemos, em representação do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. Para além da visualização do documentário “Ouro negro: a outra face”, recomenda-se ainda a apreciação do catálogo da exposição, intitulado “Tempos de Volfrâmio em Oleiros”. Conforme se pode ler nesta publicação de excelente qualidade, “no século XX viveram-se tempos de grandes mudanças mas no interior de Portugal vivia-se uma ruralidade intemporal, ao ritmo dos ciclos da terra, até que tudo se alterou com o Volfrâmio (…) um simples metal arrancado das entranhas da terra ou do leito dos rios causou alterações profundas e irreversíveis nos modos de vida. As efémeras “corridas ao volfrâmio” foram decisivas e definitivas (…)”.