Concelho de Oleiros

ELEVADO

3.ª feira (21 de Setembro)

Sr. Produtor Agrícola, agarre esta oportunidade

Por Município de Oleiros em 24 de Abril de 2012

Sr. Produtor Agrícola, agarre esta oportunidade

A Pinhal Maior está a promover uma iniciativa que tem como objetivo fomentar a produção agrícola, através do aproveitamento económico e social de excedentes da agricultura familiar e de pequena escala existentes em toda a Zona do Pinhal. A ideia passa por agilizar que os pequenos produtores possam vender os seus produtos através de um escoamento eficaz assegurado pela equipa do projeto ou em mercados periódicos, a realizar nos cinco concelhos, com animação e uma divulgação bastante alargada. Para o caso da venda em mercados periódicos, estas “praças” serão realizadas mensalmente, em sistema de rotatividade, pelo que cada produtor é poderá ainda participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio socioeconómicos. Para participar nesta iniciativa, existe ainda a possibilidade entregar apenas os produtos num posto de recolha, os quais serão depois escoados pela equipa do projeto. Para o efeito, só tem de se dirigir à Junta de Freguesia e preencher um inquérito de inscrição bastante simples que também está disponível para download nos "Destaques" deste website. A partir do preenchimento dos referidos inquéritos, vai ser possível efetuar uma caraterização agrícola do concelho de Oleiros.

Com esta iniciativa pretende-se ainda:

1) Evitar que se percam enormes quantidades de alimentos de grande qualidade e para os quais existe procura crescente;
2) Promover os Produtos do Pinhal, através da organização periódica de eventos que atraiam visitantes consumidores aos vários concelhos do Pinhal;
3) Desenvolver progressivamente uma dinâmica empresarial geradora de riqueza e emprego local, ao mesmo tempo que garante um acréscimo de rendimento nos lares do Pinhal e
4) Fomentar uma imagem positiva de todo o território, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre o projeto é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.