Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado no passado dia 18

Por Município de Oleiros em 18 de Abril de 2012

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios celebrado no passado dia 18

Mais de 500 atividades estão a marcar, hoje (18 de abril), em Portugal, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Como em edições anteriores, o município de Oleiros associa-se às cerca de 304 entidades e 112 autarquias que em parceria com o IGESPAR IP e o ICOMOS Portugal, comemoram a efeméride. Este ano subordinada ao tema “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”, o município de Oleiros privilegia o património local através da exposição da artista Maria Leal da Costa, consagrada nacional e internacionalmente, a qual esculpiu elementos patrimoniais relevantes do concelho, onde se destacam os Meandros do Rio Zêzere, um dos geomonumentos de Oleiros classificados pela UNESCO.

Face à importância do evento, ao nível do panorama cultural da região, é deste modo que o município de Oleiros contribui para assinalar da melhor forma o 40º aniversário da Convenção do Património Mundial da UNESCO – a partir da qual se instituiu a lista do Património Mundial. “O tema deste ano pretende chamar a atenção para o complexo desafio que hoje se coloca à proteção e gestão do património, numa época de marcada globalização económica e cultural, de profundas transformações sociais e de mudança de paradigmas. As novas abordagens aos novos desafios que se colocam à salvaguarda do nosso património e à boa gestão dos inevitáveis processos de mudança são o mote essencial para as atividades que estão a decorrer.