16205936

Caracterização agrícola do concelho - preenchimento de questionário nas Juntas de Freguesia

Por Município de Oleiros em 12 de Abril de 2012

No âmbito da iniciativa que a Pinhal Maior está a promover, em conjunto com os municípios que integram o Pinhal Interior Sul e a qual consiste no aproveitamento económico e social de excedentes da agricultura da região, o Município de Oleiros irá aproveitar para efetuar a caracterização agrícola do concelho. Para tal, será necessário que os produtores que exerçam agricultura familiar e de pequena escala preencham um inquérito que está disponível em todas as Juntas de Freguesia. O questionário é bastante simples de preencher e o contributo de todos é importante para conhecermos melhor a realidade agrícola do concelho e os seus produtos endógenos.

Para quem estiver interessado em aderir à iniciativa "Os Quintais nas Praças do Pinhal", informa-se que a ideia passa por facilitar a venda dos produtos agrícolas, através de um escoamento eficaz que passa por duas modalidades:

1) assegurado pela equipa do projeto - (o produtor tem apenas de entregar os produtos num posto de recolha, os quais serão depois escoados pela equipa do projeto para restaurantes e lares da região e dos grandes centros urbanos);

2) efetuado em mercados periódicos - (as "praças" irão ter lugar mensalmente, em sistema de rotatividade pelos cinco concelhos, com animação de rua e uma divulgação bastante alargada. Cada produtor é desafiado a participar nos eventos dos concelhos vizinhos, criando assim uma maior dinamização e intercâmbio socioeconómicos).

A partir da organização da recolha e da oferta dos produtos agroalimentares excedentes das produções familiares, assim como de pequenas produções complementares dos rendimentos principais com outras atividades, será possível cumprir os seguintes objetivos:

1) Evitar que se percam enormes quantidades de alimentos de grande qualidade e para os quais existe uma procura crescente; 2) Promover os Produtos do Pinhal, através da organização periódica de eventos que atraiam visitantes consumidores aos vários concelhos do Pinhal; 3) Desenvolver progressivamente uma dinâmica empresarial geradora de riqueza e emprego local, ao mesmo tempo que garante um acréscimo de rendimento nos lares do Pinhal e 4) Fomentar uma imagem positiva de todo o território, criando uma marca global de prestígio e passível de retorno turístico.

Recapitulando, nesta primeira fase,os produtores agrícolas deverão dirigir-se à sua junta de freguesia e preencher um inquérito bastante simples, no qual terão de indicar os produtos agroalimentares que oferecem habitualmente e respetivas características, assim como previsões de quantidade – informações que serão depois confirmadas. Deste modo, torna-se possível efetuar uma caracterização bastante abrangente da fileira agrícola do concelho, pelo que é fundamental a participação de todos os intervenientes para garantir o sucesso desta operação. Caberá depois à organização assegurar as condições logísticas, em respeito pela legislação do setor, assim como a promoção e dinamização destas atividades, contribuindo para a criação de uma marca global única de prestígio e qualidade natural.

Além das juntas de freguesia, toda a informação sobre a iniciativa é disponibilizada diretamente pela Pinhal Maior (telefone 274 600 130). A participação da população é essencial e só com a indicação dos produtos excedentários a vender ao público se poderá avançar com a definição do modelo da iniciativa.

Inquérito disponível para download ao fundo da página "Destaques" deste website.