Concelho de Oleiros

REDUZIDO

4.ª feira (22 de Setembro)

17020396

Capela de Santo António (Longra) recuperada

Por Município de Oleiros em 30 de Maio de 2011

A Capela de Santo António, situada no lugar de Longra, freguesia de Álvaro, está a ser alvo de obras de conservação, promovidas pela Comissão das Festas de Santo António, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, nomeadamente na cedência de materiais. Recorde-se que esta capela foi mandada edificar, em 1618, por Manuel Vaz Camelo, representante de uma ilustre família daquela freguesia, cujo solar se situava no lugar de Longra. É deste ramo que descendem os Leitão de Andrade (“Leitões d´Álvaro”), a família mais antiga, nobre e rica da villa de Álvaro que se ligara com a família Queiroz, de Pedógão Pequeno. Segundo D. João Maria Pereira d´Amaral e Pimentel, Bispo de Angra e autor da monografia Memórias da Villa de Oleiros e do seu concelho (1881),“Possuía esta família em Álvaro uma casa, grande para a terra, que foi posteriormente vendida a António José de Mendonça”.