Concelho de Oleiros

ELEVADO

3.ª feira (21 de Setembro)

Recolha de Óleos Alimentares Usados em Oleiros

Por Município de Oleiros em 14 de Janeiro de 2011

Recolha de Óleos Alimentares Usados em Oleiros

A Câmara Municipal de Oleiros, em colaboração com a A VALNOR,  acolocou novos Oleões onde poderão ser lançados os Óleos Alimentares Usados (OAU). Só na vila de Oleiros foram instalados 5 receptores, nos quais deverão ser depositados os óleos alimentares usados, sempre em garrafas de plástico devidamente fechadas. Sob o lema “Óleo no Oleão é Menos Poluição”, os OAU passam assim a integrar o Sistema de Recolha e Reciclagem de Óleos Alimentares Usados daquela empresa responsável pela gestão, valorização e tratamento dos Resíduos.

Quando despejados directamente nas redes de esgoto, os Óleos Alimentares Usados são muito prejudiciais à pureza da água e às estruturas de saneamento (ETAR´s). A recolha dos OAU, em recipientes próprios para o efeito, é mais uma actividade da VALNOR que beneficia o ambiente, através da recuperação dos OAU, da diminuição das emissões de partículas de carbono e de compostos de enxofre, permitindo (através da sua transformação em Biodíesel), substituir parte da importação de gasóleo e, graças à sua superior capacidade lubrificante, aumentar o tempo de vida útil dos motores. A VALNOR tem actualmente capacidade para a recolha de 200 000 litros de OAU, o que representa uma produção de combustível (Biodíesel) de 150 000 litros/ano, usado integralmente nos seus equipamentos.

Utilizando os novos Oleões, ajude a evitar a poluição e a produzir energia. Seja um ECOcidadão e coloque o seu óleo no Oleão.