Concelho de Oleiros

MUITO ELEVADO

3.ª feira (21 de Setembro)

Cantaram-se as Janeiras na Câmara Municipal

Por Município de Oleiros em 04 de Janeiro de 2011

A tradição do Cântico das Janeiras volta a estar activa em Oleiros, no princípio do ano 2011, com o reviver de um ritual que se mantém graças ao empenho de algumas associações do concelho de Oleiros. Assim, no dia 4 de Janeiro, foi a vez de o Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho (GAIO) se deslocar ao edifício da Câmara Municipal de Oleiros, fazendo votos de Boas Festas a todos os presentes. Depois da actuação, o Presidente da Câmara agradeceu o gesto, desejando a todos um Ano Novo cheio de Saúde, Paz e muitas concretizações. Segundo o autarca, "apesar da crise, vamos todos dar as mãos e trabalhar para minorar os seus efeitos". De seguida, foi servido um Porto d´Honra, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde não faltou o tradicional Bolo-Rei.

Nesse mesmo dia, o grupo seguiu para a Covilhã, onde actuou nas instalações do INATEL. Os dias 8 e 15 de Janeiro, estão também reservados para o Cântico das Janeiras e o GAIO leva a efeito esta actividade, percorrendo as freguesias de Orvalho e Vilar Barroco.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, por seu lado, também recriou esta tradição no passado dia 2 de Janeiro, pelas ruas de Oleiros, sendo que no dia 8, é a vez de a Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto (ARCVASO) levar a efeito o recriar desta tradição, desejando a todos um feliz Ano Novo.