Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

Concelho de Oleiros

REDUZIDO

4.ª feira (22 de Setembro)

17020534

Visitantes

Notícias

Faleceu o Comendador Horácio Roque

Por Município de Oleiros em 19 de Maio de 2010

Faleceu o Comendador Horácio Roque

O Comendador Horácio Roque, natural de Oleiros, faleceu hoje, aos 66 anos, na sequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorrido em Março. Horácio Roque foi assistido no hospital de Cascais, sendo depois transferido para os cuidados intensivos do hospital de S. José, onde permaneceu em estado crítico.

Nascido em 1944 na localidade de Mogadouro, freguesia de Oleiros, onde se deslocava algumas vezes, parte aos 14 anos para Angola, onde começa a trabalhar numa mercearia, em Luanda. Aos 17 anos dá início ao seu primeiro negócio, juntamente com outro empresário: uma cervejaria. Em Abril de 1974, Horácio Roque já tinha investimentos na área do imobiliário, em Angola, onde se menteve até 1976. Foi no ano seguinte, em 1977, que o empresário começou a desenvolver a sua actividade na África do Sul, onde detinha participações em empresas de diversos sectores da economia.

Horácio Roque deixa um vasto império em vários sectores da economia em Portugal, África e América do Norte e do Sul. Este ilustre Oleirense presidia ao BANIF - Grupo Financeiro, do qual era accionista maioritário e à Fundação com o seu nome, criada em 1991 com os objectivos de desenvolver actividades nas áreas educativa, social e cultural. Foi várias vezes condecorado, recebendo, entre outras, a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique (1988) e a Condecoração Nacional da Ordem de Vasco Nuñez de Balboa (1998) - Panamá.


Descrito como "um grande amigo da sua terra", a sua partida deixa Oleiros mais pobre. Horácio Roque representa um exemplo para os Oleirenses, pelo seu empreendedorismo, sendo uma referência para todos. Na hora da sua morte, escolhe a sua terra para ser sepultado. O funeral está marcado para Sexta-feira, dia 21, pelas 16 horas, em Oleiros.

Voltar

Agenda Cultural

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2021 - Desenvolvido por citricweb.pt