- Praia Fluvial - Bar, Instalações Sanitárias, Zona de Churrascos e Parque de merendas
- Circuito do Património Religioso de Álvaro
- Percursos Pedonais
- Pesca
- Canoagem
- Pontos de Vista Panorâmicos
Equipamento
- Posto de Informação (junta de freguesia)
- Loja da Aldeia (junta de freguesia)
- Mercearia
- Cafés
- Centro de Dia
Festividades
- Santo Amaro - 15 de Janeiro
- Santo António - 13 de Junho
- S. Tiago - último Domingo de Julho
- S. Domingos - 4 de Agosto
- S. Lourenço - 10 de Agosto
- S. Bartolomeu - 24 de Agosto
- N.ª S.ª da Consolação - 2º Domingo de Outubro
- Santa Bárbara - 4 de Dezembro
Património Classificado
De Valor Concelhio - Igreja da Misericórdia
Gastronomia
A gastronomia é rica em diversidade, destacando-se alguns partos típicos que poderão ser apreciados se solicitado à população residente.
- Sopa de Peixe
- Miga de Peixe
- Maranhos
- Cabrito Estonado
- Ensopado de Cabrito
- Tigelada
- Filhós
- Bolo de Mel
- Aguardente de Medronho
Turismo
Álvaro detém uma localização privilegiada marcada pela riqueza paisagística vincada pelas sinuosas encostas que se estendem ao longo do Rio Zêzere.
A aldeia estrutura-se ao longo de uma crista montanhosa, de forma linear, seguindo o traçado da rua principal (Rua do Castelo; Rua Alfredo Moreira; Rua de Santo António), sede de freguesia, situa-se no limite do Concelho confinando com o Rio, fazendo fronteira com as freguesias de Oleiros, Sobral e Amieira.
A comunidade cerca de 82 habitantes permanentes e ocasionalmente ascende aos 120, pelas alturas das Festas e férias dos familiares.
Os seus habitantes afáveis e acolhedores mantêm uma vida quotidiana, organizada com base em hábitos e ritmos tradicionais, a relação entre cultura e natureza é ancestral e indissociável. Os recursos naturais, que ligam natureza, paisagem e vida, são potencialmente fortes. A paisagem natural é marcada pela floresta, pela montanha e pela água. A observação da natureza e da vida afigura-se como atractivo.
O carácter do património arquitectónico e urbanístico reside na relação profunda entre cultura e natural, que se manifesta pelo enquadramento pelo construído no território e pela integração orgânica no conjunto.
Os bens do património cultural edificado têm valores objectivos (histórico, urbanístico, arquitectónico e artístico) e valores projectados (de natureza social, simbólica e referencial).
Álvaro está inserido no Plano de intervenção das Aldeias do Xisto tendo como base, melhorar as condições de vida da população, reforçar a identidade regional, promover o património cultural como recurso no processo de desenvolvimento.
Aldeia
Aldeia de Álvaro
Aldeia de Álvaro e Rio Zêzere
Ponte sobre o Rio Zêzere, Álvaro
Brasão da Freguesia de Álvaro, entrada da aldeia
Vista sobre o Zêzere, a partir da aldeia de Álvaro