ENTIDADE: Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa

DESIGNAÇÃO DA OPERAÇÃO: Reforço do sistema de vigilância e de apoio à decisão operacional na área territorial da CIMBB

OBJETIVO PRINCIPAL: Ampliação e modernização da rede de vigilância para a prevenção de incêndios florestais e apoio à decisão

INVESTIMENTO TOTAL - 430.189,51€

INVESTIMENTO ELEGÍVEL - 371.829,58€

COMPARTICIPAÇÃO - 281.428,77€

O projeto consiste na ampliação do Sistema de Videovigilância Florestal e de Apoio à Decisão Operacional permitindo aumentar a cobertura à quase totalidade da área de intervenção da CIMBB. O sistema instalado não se destina a substituir o sistema atual, mas sim complementá-lo em área coberta, procurando simultaneamente a interoperabilidade com os sistemas existentes a nível nacional e nas CIMs vizinhas.

Em termos gerais o projecto consistiu na instalação 11 Torres de Vigilância e Apoio à Decisão (TVAD) na área de intervenção da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa com o objectivo de colmatar as lacunas identificadas no sistema actual, das quais quatro foram instaladas por iniciativa individual do município de Oleiros

A cobertura total garantida pela solução prévia ao projeto é de 41,48% da área da Comunidade Intermunicipal, após a implementação do projecto a cobertura total garantida passa para os 77,96%, o que corresponde a passar dos 191.972 hectares para os 359.951hectares cobertos dentro da CIM.

O projecto incluiu ainda a requalificação do Centro de Gestão e Controlo do CDOS de Castelo Branco e a criação de um conjunto de Postos de Controlo Remoto (PCR) nos Serviços Municipais de Proteção Civil e no Comando Territorial de Castelo Branco da GNR.

Desta forma, a operação do sistema de videovigilância para prevenção de incêndios florestais no distrito de Castelo Branco, que antes da realização desta ação era apenas utilizado pelos operacionais do CDOS e dos Serviços Municipais de Proteção Civil de Oleiros e Castelo Branco, passou a ser partilhada pelos diversos elementos das várias entidades referidas.