Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10384059

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” é já no próximo Domingo

Por Município de Oleiros em 03 de Novembro de 2010

4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho” é já no próximo Domingo

É já no dia 7 de Novembro, Domingo, que tem lugar a 4.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho”, numa parceria entre a Associação Pinhal Total e a Câmara Municipal de Oleiros. A maratona é composta por dois percursos de 35 e 70 Km, contemplando a passagem por alguns dos medronhais que povoam o território, assim como por locais deslumbrantes como a emblemática Aldeia do Xisto de Álvaro, o idílico recanto da ponte filipina das Felgueiras ou o impressionante monumento geológico “Meandros do Zêzere”. A concentração está marcada para as 8 horas, junto do edifício da Câmara Municipal, estando o início da maratona previsto para as 9 horas. No final, haverá um almoço de convívio bem recheado de sugestivas iguarias regionais.

A inscrição, no valor de 20 euros, compreende ainda a oferta de uma mochila, seguro, abastecimento, banho e a existência de um carro de apoio. Para qualquer contacto ou inscrições, contacte através do endereço
info@pinhaltotal.com ou através dos números 271 681 130 ou 962 692 790.

Ler mais

Sociedade Filarmónica Oleirense assinala o seu 116.º Aniversário

Por Município de Oleiros em 02 de Novembro de 2010

A Sociedade Filarmónica Oleirense (SFO) comemorou no passado Domingo (dia 31 de Outubro) o seu 116.º Aniversário, numa ocasião memorável. Para assinalar este dia, a SFO contou com a presença da Filarmónica União Sertaginense, a qual após uma arruada pelas ruas de Oleiros, seguida de um almoço de convívio entre os executantes, maestros e dirigentes de ambas as Filarmónicas. Durante a tarde, integrado na Mostra de Produtos Locais da IV Semana do Medronho e da Castanha, houve ainda lugar para um Encontro de Bandas, numa tarde cultural que galvanizou a moldura humana que enchia o recinto. As duas actuações tiveram grande êxito e o público ia acompanhando o ritmo ao som de palmas. No final, encerrou-se a ocasião com chave de ouro com uma execução conjunta por parte dos músicos das duas bandas lideradas por José Mateus e por Nuno Miguel Silva.


Ler mais

O melhor do Pinhal à mesa dos restaurantes Oleirenses

Por Município de Oleiros em 02 de Novembro de 2010

Se ainda não tem planos para o próximo fim-de-semana, venha até Oleiros. O melhor do Pinhal revela-se à mesa com a 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha.

Já se imaginou a degustar uma sopa de nabiça com castanhas, o creme aveludado deste fruto, a tradicional sopa de castanha, os canapés com medronho ou o famoso queijo de cabra com compota de medronho?

E o javali com castanhas, o lombo com ananás e frutos do bosque a acompanhar com puré de castanhas, as almôndegas com geleia de medronho, o cozido à Oleirense com castanhas, o coelho do monte com castanhas, o ensopado de lulas com medronho, os rojões com castanha, o peru assado com castanhas e grelos salteados, a fritada de carnes com castanha, a truta com castanhas ou o lombo no açucareiro com castanhas? Não deixe de provar a mistura sublime do marmelo com os frutos silvestres…

Não perca também a afamada geleia de medronho, o crepe com gelado à base deste fruto vermelho, a tarte de medronho, a maçã assada com gelado de castanha e medronhos salteados, a tigelada regada com licor de medronho e medronhos, os profiteroles com compota de medronho, o bolo de chocolate com recheio de medronho, o pudim de castanhas regado com "medronheira", a surpresa de medronho ou as pinhas recheadas com medronho. Os restaurantes: Carteiro, Casa Peixoto, Ideal, Maria Pinha, Regional, Salinas e Slide, esperam por si. No final, não deixe de provar os licores de medronho e de castanha, a aguardente "medronheira" ou o café "com cheirinho".

Ler mais

Mostra de Produtos Locais supera as expectativas

Por Município de Oleiros em 02 de Novembro de 2010

Integrada na 4.ª Semana do Medronho e da Castanha, decorre em Oleiros, no último fim-de-semana de Outubro e no primeiro fim-de-semana de Novembro (dias 6 e 7), a Mostra de Produtos Locais, a qual funciona numa tenda instalada para o efeito em frente ao edifício da Câmara Municipal de Oleiros. Em 11 stands, correspondentes a várias representações locais, há lugar para a aguardente de medronho, as casas em xisto, as rodilhas, os medronheiros e castanheiros, a Broa da Isna, os linhos do Orvalho e do Estreito, os tropeços, o Mel da Isna, as Cavacas da Madeirã, os GeoDoces de Oleiros (as Carcódias Doces, os Andrades e os Olheiros de Castanha), a castanha da Isna, os licores de Medronho e de outros frutos da Gaspalha, os sapatos feitos artesanalmente, as broas dos Santos, as filhós, a geleia de medronho e o Caipironho.

Neste primeiro fim-de-semana, o resultado foi bastante positivo, superando todas as expectativas. Os produtos tiveram bastante procura, revelando que em Oleiros se sabe produzir com autenticidade, qualidade, criatividade e diferenciação. A tradição aliou-se à inovação e a marca Oleiros teve aqui o seu espaço para se afirmar. A Mostra repete-se agora no próximo fim-de-semana e quem passar por Oleiros durante aqueles dias poderá ainda participar na Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha (em 7 restaurantes locais), assistir à actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros (dia 7 de Novembro) ou participar na 4.ª Maratona de BTT "Rota do Medronho", organizada pela Câmara Municipal de Oleiros e Associação Pinhal Total (dia 7 de Novembro).

Ler mais

4.ª Semana do Medronho e da Castanha arranca este Sábado

Por Município de Oleiros em 29 de Outubro de 2010

4.ª Semana do Medronho e da Castanha arranca este Sábado

A quarta edição da Semana do Medronho e da Castanha tem início este Sábado, pelas 10 horas, com o arranque da Mostra dos Produtos Locais de decorrerá nos dias 30 e 31 de Outubro, 1, 6 e 7 de Novembro, em frente aos Paços do Concelho, numa tenda aí instalada para o efeito. No dia 31, às 14H30, dentro da tenda, decorrerá uma tarde cultural promovida pela Sociedade Filarmónica Oleirense, num encontro de bandas alusivo ao 116.º Aniversário daquela colectividade.

Neste primeiro fim-de-semana, vai ter lugar a 4.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, em 7 restaurantes aderentes e para abrir o apetite, no dia 31, pelas 10H30, terá lugar a Caminhada "Rota da Castanha", num percurso de 5 Km com grau de dificuldade médio e cujo itinerário contempla a passagem por alguns soutos e por algumas manchas de medronheiros situadas em redor da vila de Oleiros.

Ler mais

Inauguração da exposição "Oleiros - 50 anos em Fotografia"

Por Município de Oleiros em 29 de Outubro de 2010

Realizou-se no passado dia 26 de Outubro, Terça-feira, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco, a inauguração da exposição "Oleiros - 50 anos em Fotografia", da autoria de Acácio Martins Fernandes e de Alberto Ladeira. O acontecimento, integrado nas comemorações do centenário daquele Museu, contou com a presença de Sua Exa. Reverendíssima o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias, num momento inédito para a própria História da instituição. Para além dos amigos e convidados que acorreram em grande número, estiveram também presentes a Directora do Museu, Dra. Aida Rechena, que abriu a sessão, o Presidente e vereadores do Município de Oleiros, a vereadora Cristina Granada, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, o Cónego Emanuel Silva, pároco da Sé de Castelo Branco e alguns representantes da Sociedade dos Amigos do Museu T. P. J.



Na ocasião, José Santos Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, aproveitou para homenagear os dois mestres Oleirenses, entregando-lhes a Medalha do Concelho de Oleiros e lembrando-lhes que "a vossa obra é contínua e interminável". Recorde-se que a exposição vem no seguimento da exposição realizada por Alberto Ladeira, em 2006, em Oleiros, intitulada "Olhar sobre o passado - 30 anos a retratar Oleiros", da autoria de Acácio Martins Fernandes. A exposição, continha fotografias e equipamento fotográfico, um espólio que foi doado ao Município de Oleiros pelo Sr. Acácio Fernandes e que segundo José Santos Marques "futuramente irá integrar um espaço museológico que se pretende criar dedicado a esta arte e em homenagem aos mestres Oleirenses".



No final, os presentes puderam visitar a exposição e seguiu-se um agradável Medronho d´Honra, na varanda principal do edifício. A exposição vai estar patente no Museu até ao dia 21 de Novembro e espera-se agora que os Oleirenses, residentes em Castelo Branco e não só, visitem a exposição que para além de exibir um retrato dos últimos 50 anos da História de Oleiros, dando destaque a todo o concelho e aproximando a Comunidade Oleirense deste Museu, vai também captar a atenção de um público mais específico e interessado pela Fotografia, ganhando assim uma dimensão mais abrangente e atraindo os amantes desta arte.



Ler mais

Semana do Medronho e da Castanha dá salto qualitativo

Por Município de Oleiros em 28 de Outubro de 2010

Semana do Medronho e da Castanha dá salto qualitativo

A quarta edição da Semana do Medronho e da Castanha já está à porta, estando o próximo fim-de-semana agendado para o seu início. Em Oleiros, já se fazem-se os últimos preparativos e de 30 de Outubro a 7 de Novembro todos os caminhos vão dar a Oleiros.  Numa lógica evolutiva, em frente ao edifício da Câmara Municipal, irá ser instalada uma tenda onde decorrerá uma Mostra de Produtos Locais, com artesanato ao vivo e alguns dos produtos associados às fileiras em destaque, tais como: medronheiros, geleia de medronho, licores, aguardente de medronho, caipironho, medronhoska e medronhito, GeoDoces, filhós, carcódias doces, broas dos Santos, as cavacas da Madeirã, a genuína Broa da Isna, peças em linho, casas em xisto, os tradicionais tropeços, as rodilhas ou os sapatos feitos artesanalmente. Neste local, irão também decorrer as Tardes Culturais e no dia 31 de Outubro terá lugar o Encontro de Bandas Filarmónicas, em comemoração do 116.º Aniversário da Banda Filarmónica Oleirense (início marcado para as 14, 30 horas). Já no dia 7 de Novembro, terá lugar a actuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros.

Para além dos fins-de-semana, a Mostra irá também funcionar no dia 1 de Novembro, coincidindo com a tradicional Feira dos Santos que se realiza em Oleiros, anualmente, sempre naquele dia. Para além das actividades que decorrem na tenda instalada para o efeito, esta semana temática contempla ainda a realização da Caminhada "Rota da Castanha" - no dia 31 de Outubro, pelas 10H30; a 4.ª Maratona de BTT "Rota do Medronho" - no dia 7 de Novembro, pelas 8H30; noite de fados e a realização da 4.ª edição da já mítica Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, em 7 restaurantes aderentes.

Período de funcionamento: dias 30 e 31 de Outubro, 1, 6 e 7 de Novembro
Horário de funcionamento:
das 10 H às 18 H

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt