Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10384064

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

63.º Aniversário Associação Humanitária BVO

Por Município de Oleiros em 06 de Outubro de 2011

63.º Aniversário Associação Humanitária BVO

Realiza-se no próximo dia 9 de Outubro (Domingo) o 63.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros. As comemorações têm início pelas 9 horas, com a Concentração do corpo Activo, seguindo-se o Içar da Bandeira (9h30) a Romagem ao Cemitério (9h40) e a Recepção às entidades oficiais (10 horas). Pelas 10h05 tem lugar um Porto de Honra, após o qual terá lugar a inauguração da Sala do Bombeiro (10h45). A atribuição de Promoções aos Bombeiros está agendada para as 11h00, seguido-se a Benção de Viaturas (12h00). Pelas 12h15 terá lugar o Desfile de viaturas, seguindo-se a Missa (12h30). O almoço está marcado para as 13h30.

Ler mais

V Mostra do Medronho e da Castanha apoiada por fundos comunitários

Por Município de Oleiros em 04 de Outubro de 2011

V Mostra do Medronho e da Castanha apoiada por fundos comunitários

Reconhecendo a importância do certame, no âmbito do Plano de Animação do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), a Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior associou-se ao Município de Oleiros na organização da V Mostra do Medronho e da Castanha, a ter lugar entre os dias 29 de Outubro e 1 de Novembro, em Oleiros. Em ano de crise, esta é uma medida que vem de encontro à estratégia desenvolvida ao longo dos anos pelo Município, garantindo que se continue a investir na revitalização económica e social de um território de baixa densidade e dotado de bastantes especificidades. 

Tendo em conta a importância desta Mostra no âmbito da dinamização de uma zona rural como Oleiros, promovendo actividades que valorizam os seus recursos endógenos e que divulgam os produtos locais e o património cultural e natural da região, tornando-a mais competitiva, o evento conta com o apoio do subprograma 3 do ProDeR. Numa estratégia de criação de novos pólos de atracção turística, contrariando a sazonalidade da vinda de fluxos turísticos para o território, esta é uma iniciativa que se revela interessante, do ponto de vista da promoção do desenvolvimento económico e social da região, na medida em que potencia a multifuncionalidade sustentável dos seus recursos.

Face à grande procura de produtos locais de qualidade, nomeadamente agro-alimentares e artesanato, na última edição lançou-se oficialmente a Mostra de Produtos Locais, numa tenda instalada para o efeito, junto ao largo onde habitualmente se realizam as Feiras. Estiveram representados dezenas de produtores/artesãos, desde as broas de milho, as cavacas, os queijos, os licores, os linhos, os sapatos artesanais, as casas de xisto, a geleia, o mel, os tropeços, os doces, as castanhas, a aguardente de medronho, os medronheiros e castanheiros, as rodilhas, os GeoDoces, passando ainda pela cultura filarmónica e etnográfica de Oleiros. A qualidade e diversidade dos produtos apresentados nesta Mostra e a disponibilidade dos produtores, são factores demonstrativos do Concelho de Oleiros enquanto território vivo e dinâmico. Para este ano, face ao sucesso da edição anterior, pretende-se aumentar o número de representações e assim, a capacidade de oferta da Mostra.

No ano da consagração da Mostra do Medronho e da Castanha, um evento de sucesso que veio para ficar, esta quinta edição associa-se à celebração do Ano Internacional das Florestas, numa oportunidade de excelência para apelar à importância inequívoca desta riqueza. Desta forma, o destaque este ano vai para o Uso Múltiplo da Floresta.


 

Ler mais

Cursos de Especialização Tecnológica - últimas inscrições

Por Município de Oleiros em 04 de Outubro de 2011

Ler mais

TRILHOS em grande navegação OFF ROAD no ESTREITO

Por Município de Oleiros em 04 de Outubro de 2011

A aposta do Trilhos do Estreito foi uma vez mais superada com a organização de um grande desafio de provas TT que decorreu no passado fim-de-semana, dias 30 de Setembro e 1 de Outubro. Com número limite de participações numa prova pioneira no distrito de Castelo Branco, esta teve uma grande adesão de “navegadores” oriundos de vários pontos do país adeptos deste género de competição.

João Martins, director de prova, salientou que navegar na orientação da boa conduta, assim como o respeito pela natureza, foram as principais razões da essência do ”Door Estreito”, um desafio desportivo–turístico de orientação que pretendeu por à prova as capacidades de navegação utilizando um veiculo 4x4 para fazer uma etapa de 60 “waypoints” criteriosamente distribuídos pela carta militar nº 266 abrangendo várias freguesias do concelho.



A equipa vencedora foi AAC/Desportos Motorizados de Coimbra com 41 waypoints validados ao longo de 200Km percorridos, ficando assim detentora do 1º lugar deste troféu de 3 etapas, liderando também o actual Campeonato Nacional de Orientação. De salientar as boas prestações das equipas locais que se debateram também por lugares no pódio, nomeadamente HMF Team com o segundo lugar, seguidos pela Auto Reparadora Moradal.

Esta foi a primeira etapa de três que encerram este Troféu DOOR, estando as próximas agendadas para dia 12 de Novembro em Barcelos e 16 de Dezembro em Oliveira do Hospital. A garantir a continuidade da organização deste tipo de provas pela Associação Trilhos do Estreito está o êxito atingido neste primeiro percurso especial de navegação, assim como uma prova já agendada para 2012 a contar para o Campeonato Nacional de Navegação – Portugal Navigation Series com as respectivas entidades organizadoras.

Ler mais

Geopark Naturtejo recebe distinção da UNESCO por mais 4 anos

Por Município de Oleiros em 04 de Outubro de 2011

Geopark Naturtejo recebe distinção da UNESCO por mais 4 anos

Já é conhecido o resultado da rigorosa avaliação decorrida nos passados meses de Julho a Setembro, em que especialistas da UNESCO percorreram o território do Geopark Naturtejo para analisarem a importância internacional do seu património geológico, as medidas de conservação desse património que têm vindo a ser tomadas e as estratégias de desenvolvimento sustentável que se estão a estabelecer na área composta pelos municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Nisa, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Foi na última reunião da Comissão de Coordenação da Rede Europeia de Geoparques que se realizou em Larvik, na Noruega, de 16 a 18 de Setembro, que o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional teve cartão verde. Os representantes de 42 geoparques existentes na Europa votaram por unanimidade a permanência do primeiro geoparque português nesta iniciativa da UNESCO para os próximos 4 anos, período em que os geoparques são reavaliados.

Armindo Jacinto e Carlos Neto de Carvalho, representantes do Geopark Naturtejo junto da Rede de Geoparques da UNESCO, não poderiam estar mais satisfeitos com o resultado obtido, o qual demonstra que todo o trabalho que tem sido desenvolvido com os municípios do Geopark, desde que este foi integrado na UNESCO em 2006, segue de acordo com as principais linhas definidas para o desenvolvimento sustentável das regiões por esta organização da Nações Unidas. Na ocasião, o geólogo Carlos Neto de Carvalho apresentou a Rota das Montanhas de Oleiros, a qual organiza e potencia a natureza, a cultura e os produtos da montanha que tão bem caracterizam este concelho e que podem trazer a diferenciação baseada na qualidade e na criatividade para todo o território do Geopark Naturtejo.
A necessidade de assumir e conservar este importante património através de uma rede museológica/interpretativa que crie sinergias de investigação e desenvolvimento para o concelho de Oleiros foi, aliás, uma das observações deixadas pelos avaliadores da UNESCO para o futuro da região.

Ler mais

V Mostra do Medronho e da Castanha já tem data marcada

Por Município de Oleiros em 03 de Outubro de 2011

V Mostra do Medronho e da Castanha já tem data marcada

A V Mostra do Medronho e da Castanha, uma iniciativa organizada pelo Município de Oleiros, em parceria com a Associação de Desenvolvimento Local Pinhal Maior, já tem data marcada. De 29 de Outubro a 1 de Novembro, todos os caminhos vão dar a Oleiros com a Mostra dos Produtos Locais e a já consagrada 5.ª Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha, nos restaurantes aderentes. Durante estes dias o desporto de natureza não faltará com a realização, no dia 30 de Outubro, da 5.ª Maratona de BTT "Rota do Medronho" e com a Caminhada "Rota da Castanha". Em plena celebração do Ano Internacional das Florestas, esta será mais uma oportunidade de se apelar para a importância inequívoca desta riqueza, dando destaque, desta vez, para a temática do Uso Múltiplo da Floresta.

Valorizar dois importantes recursos endógenos do terrítório; criar novos pólos de atracção turística, numa altura de época baixa (combatendo o efeito da sazonalidade); consolidar a fileira do Medronho ou estimular o conceito "Oleiros, Capital do Medronho"; são só alguns dos objectivos deste certame. A V edição da Mostra do Medronho e da Castanha fica marcada pela afirmação de um evento já consolidado. Recorde-se que esta iniciativa, que começou por ser uma Semana Temática, depressa evoluiu para uma Mostra de renome ligada à Gastronomia mas também à promoção dos restantes recursos endógenos, exibindo o que de melhor se faz em Oleiros.

Veja as reportagens das edições anteriores da Mostra de Produtos Locais em:

2009
http://videos.sapo.pt/7CgOL29gH8Vz1lI9PKcd

2010
http://videos.sapo.pt/lr3Zs9Hk3yWHwHWmYzyt

Ler mais

II Encontro de Bibliotecários da Beira Interior em Oleiros

Por Município de Oleiros em 03 de Outubro de 2011

II Encontro de Bibliotecários da Beira Interior em Oleiros

Vai ter lugar em Oleiros, no próximo dia 7 de Outubro, na Biblioteca Municipal, o II Encontro de Bibliotecários da Beira Interior e simultaneamente, o VI Repasto de Bibliotecários da Beira Interior.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt