Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10384120

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Augusto de Matos revela novamente todo o seu talento

Por Município de Oleiros em 07 de Agosto de 2012

Augusto de Matos revela novamente todo o seu talento

Foi inaugurada, no passado dia 3 de agosto a exposição de pintura a aguarela “O Pão Nosso de cada dia”, da autoria de Augusto de Matos. A mostra é composta por 28 obras que retratam o ciclo temático do milho, numa odisseia que começa na sementeira e culmina com o pão de milho (a típica broa) - o pão que a cada dia alimentava as gentes da região.

O autor, natural de Oleiros, expõe na sua terra natal pela terceira vez, depois de apresentar as exposições “Oleiros, a Metáfora do Tempo ou um Percurso de Sensações” (em 2002) e “A Balada do Linho” (em 2004). Após um interregno de 8 anos, Augusto de Matos deu largas ao seu talento e voltou a brindar o público com mais uma emblemática exposição de elevada qualidade.

Augusto de Matos possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de desenho sido uma das dominantes. Passa pelas Finanças e integra, em 1960, o Quadro de Desenhadores da Direção Geral dos Serviços Hidráulicos, em Lisboa, onde adquire vasta experiência no ramo do desenho técnico e arquitetónico. Em 1962 ingressa nos CTT como Desenhador do Quadro, tendo sido colocado em Castelo Branco, onde organiza o então criado Gabinete de Desenho, na Área de Telecomunicações e desenvolve uma vasta atividade durante 30 anos. A par da sua atividade profissional, a autor sempre colaborou com vários engenheiros e arquitetos, desenvolvendo um trabalho de projeto na área da construção civil.Com a criação da Portugal Telecom, chefia o Gabinete de Desenho, cargo que ocupa vários anos, até à data da sua aposentação, em 1992. A partir de então, passa a ter todo o tempo disponível para se dedicar ao desenho e à pintura, suas paixões, realizando diversas exposições.

Segundo os especialistas, “Augusto de Matos possui a invulgar capacidade de nos transportar para o outro lado do espelho, mediante composições figurativas que, apesar da sua forte vinculação ao realismo, possuem elementos próprios do mundo onírico. Um sentimento de encantamento e de saudade exala da sua obra (…)”. Por todos os motivos, esta será uma exposição a não perder que pode ser vista até ao dia 31 de agosto, no Posto de Turismo Municipal, de terça-feira a sábado, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Ler mais

Pirotecnia Oleirense apresenta espetáculo de excelência

Por Município de Oleiros em 06 de Agosto de 2012

Pirotecnia Oleirense apresenta espetáculo de excelência

É já na próxima sexta-feira, dia 10 de agosto, que vai ter lugar o espetáculo Sinfonia das Cores, numa co-produção Luso Events e Banda Nova de Fermentelo, o qual se integra na 12.ª Feira do Pinhal. Este é um espetáculo ao vivo, sincronizado com pirotecnia e iluminação que não vai deixar ninguém indiferente.

Ler mais

Atelier de artesãos ao vivo na Madeirã aberto ao público

Por Município de Oleiros em 06 de Agosto de 2012

Atelier de artesãos ao vivo na Madeirã aberto ao público

O atelier de artesãos ao vivo "Arte para Amanhã", de Lynn e Scott Valept, os quais fiam lã de ovelha manualmente, encontra-se aberto ao público às quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, das 15h00 às 18h00, no largo dos Correios ao lado do Café Sto. António, na aldeia de Madeirã. Esta é uma mostra de artes e artesanato que revela novelos de lã fiada e tingida artesanalmente por Lynn e Sott. O casal aprendeu o ofício de fiar a lã manualmente com Mary (mãe de Scott), a qual é mestre e professora desta arte na África do Sul. Usam lã portuguesa em bruto ou cardada em Portugal, fiando-a na sua cor natural, branca e castanha, ou em combinações destas cores. Para tingirem a lã usam métodos naturais e produtos à base de plantas, mas também tintas sintéticas dando origem a novelos e a peças de lã bastante apreciadas.

Mais informações em www.willowvalept.com. Contacto por e-mail willowvalept@gmail.com ou por telefone 926068049.

Ler mais

Contagem decrescente para a XII Feira do Pinhal

Por Município de Oleiros em 06 de Agosto de 2012

Contagem decrescente para a XII Feira do Pinhal

A XII Feira do Pinhal abre no próximo dia 8 de agosto, pelas 18h30, em Oleiros. Com 164 representações, distribuídas por 220 stands, este é um certame que recebe anualmente milhares de visitantes e que constitui uma mostra de todo o saber-fazer da região, revelando ao mesmo tempo que em Oleiros se sabe-receber com qualidade.
Programa:

Dia 8 (quarta-feira)
18H30 – Inauguração da XII Feira do Pinhal por S. Exa. o Secretário de Estado da Agricultura, Eng. José Diogo Albuquerque.
20H00 – VIII Mostra das Atividades Musicais do Concelho (acordeonista Abílio Alves). Local: RF.
00H30 – Atuação do artista Roberto Leal, seguida da atuação do artista Tiago Silva. Local: RF.
Dia 9 (quinta-feira)
17H30 – Workshop de Apicultura “O Mundo das Abelhas”. Local: ACCO.
18H30 – Apresentação da Baja TT Oleiros – Proença. Local: RF.
21H30 - VIII Mostra das Actividades Musicais do Concelho (Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e Grupo de Danças e Cantares do GAIO - Orvalho). Local: RF.
00H30 – Atuação do grupo “Quinta do Bill”, seguida da atuação do artista Miguel Agostinho. Local: RF.

Dia 10 (sexta-feira)
21H30 - VIII Mostra das Actividades Musicais do Concelho (Sociedade Filarmónica Oleirense e Rancho Maltêz do Mosteiro) Local: RF.
00H00 – A Pirotecnia Oleirense apresenta o Espetáculo “Sinfonia das Cores”, com a Banda Nova de Fermentelos, numa produção Luso Events (Local: RF), seguido de Dance Party “Festa da Dança” Antena 3 Party Zone (Local: RFSM).

Dia 11 (sábado)
10H30 – Sábado Radical: V Campeonato de Paintball do Pinhal.
16H00 – Sábado Radical: II Liga dos Campeões de Matraquilhos Humanos. Local: P.M.
21H30 – Atuação da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sôr. Local: RF.
23H00 – Atuação do grupo PM Akordeon. Local: RFSM.
00H30 – Atuação do artista David Antunes. Local: RFSM.

Dia 12 (domingo)
11H00 – Desfile da Banda da Sociedade Filarmónica Oleirense pelas ruas da vila.
17H00 – Concentração das Fogaças no Adro da Igreja.
18H00 – Missa na Igreja Matriz, seguida de Procissão pelas ruas da vila.
21H00 - VIII Mostra das Atividades Musicais do Concelho (artista Rui Gaio). Local: RF.
23H00 – Atuação do artista Miguel Agostinho. Local: RFSM.
00H30 – Atuação da “Banda Myllenium”. Local: RFSM.

Dia 13 (segunda-feira) – Dia do Concelho
02H00 – A Pirotecnia Oleirense apresenta o Espetáculo Piromusical “Astrum”. Local: RFSM.
12H00 – Içar da Bandeira com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários. Local: em frente ao edifício dos Paços do Concelho.
16H00 – Apresentação pública do livro “O Medronho de Oleiros”, da autoria de Daniela de Carvalho Faria e Eduardo Grilo, edição da Câmara Municipal de Oleiros. Local: ACCO.
19H00 – Entrega da bandeira das Festas de Santa Margarida à futura Comissão.
23H30 – Atuação da banda “Zona Norte”. Local: RFSM
00H30 – Atuação do grupo “The Gift”. Local: RFSM.

Abertura da Feira: dias 9 e 10 – 18 horas; dias 11 e 12 – 12 horas (restauração), 17 horas (stands).
Legenda: RF – Recinto da Feira; RFSM – Recinto das Festas de Santa Margarida; ACCO – Auditório da Casa da Cultura de Oleiros; JM – Jardim Municipal; PM – Piscinas Municipais.
 

Ler mais

Este domingo, todos os caminhos vão dar a Vale do Souto

Por Município de Oleiros em 04 de Agosto de 2012

Este domingo, todos os caminhos vão dar a Vale do Souto

É já neste domingo, pelas 14 horas, na localidade de Vale do Souto, concelho de Oleiros, que vai ter lugar o XII Harmovaso - Festival de Harmónios e Cantares ao Desafio e simultaneamente, o 7.ª Festival de Concertinas promovidos pela ARCVASO - Associação Recreativa e Cultural de Vale do Souto.
 
Este ano o tema forte é a vindima e o famoso vinho Calum que estará em destaque na já habitual “Tasquinha”.
Este vinho deriva de uma casta branca exclusiva das zonas ribeirinhas de Oleiros, facto pelo qual terá resistido ao ataque de filoxera que atingiu o país no final do séc. XIX.

Ler mais

O Pão Nosso de Cada Dia no Posto de Turismo Municipal

Por Município de Oleiros em 03 de Agosto de 2012

O Pão Nosso de Cada Dia no Posto de Turismo Municipal

Vai ser inaugurada hoje a exposição de pintura a aguarela “O Pão Nosso de Cada Dia”, da autoria de Augusto de Matos. Numa coletânea de 28 aguarelas, a mostra evidencia o traço moderno da sua obra, com uma forte vinculação ao realismo, transpondo-nos para vários espaços e horizontes temporais, estimulando na nossa memória a procura por várias vivências e contextos. 

A exposição, a terceira do autor Oleirense, aborda a odisseia da cultura do milho, desde a sementeira ao produto final: os grãos, resultado do labor do homem e de uma interessante atividade agrícola. Estes, depois de moídos, transformam-se em farinha de milho que dá origem à tradicional broa (o pão de milho), património gastronómico regional que a cada dia, por sucessivas gerações, servia de sustento às populações rurais

Após um interregno de 8 anos, Augusto de Matos volta a expor na sua terra natal onde já apresentou duas exposições “Oleiros, a Metáfora do Tempo ou um Percurso de Sensações” (em 2002) ou “A Balada do Linho” (em 2004). 

O autor, nascido em Oleiros a 3 de dezembro de 1931, possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de desenho sido uma das dominantes. Passa pelas Finanças e integra, em 1960, o Quadro de Desenhadores da Direção Geral dos Serviços Hidráulicos, em Lisboa, onde adquire vasta experiência no ramo do desenho técnico e arquitetónico. 

Em 1962 ingressa nos CTT como Desenhador do Quadro, tendo sido colocado em Castelo Branco, onde organiza o então criado Gabinete de Desenho, na Área de Telecomunicações e desenvolve uma vasta atividade durante 30 anos. Com a criação da Portugal Telecom, chefia o Gabinete de Desenho, cargo que ocupa vários anos, até à data da sua aposentação, em 1992.

A par da sua atividade profissional, a autor sempre colaborou com vários engenheiros e arquitetos, desenvolvendo um trabalho de projeto na área da construção civil. Desde a sua aposentação, passa a ter todo o tempo disponível para se dedicar ao desenho e à pintura, suas paixões, realizando diversas exposições. Por todos os motivos, esta será uma exposição a não perder.


 

Ler mais

Medronho em destaque no Dia do Concelho

Por Município de Oleiros em 03 de Agosto de 2012

Medronho em destaque no Dia do Concelho

Vai ter lugar no Dia do Concelho, dia 13 de agosto, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros, pelas 16 horas, o lançamento do livro “O Medronho de Oleiros”, uma edição municipal da autoria de Daniela de Carvalho Faria e Eduardo Grilo. Com este acontecimento, o Município de Oleiros reforça a sua aposta nos recursos endógenos, dando destaque a uma das mais promissoras fileiras no concelho. Recorde-se que esta iniciativa vem no seguimento da linha temática definida para a 12.ª Feira do pinhal que se aproxima, dando enfoque à valorização do território.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt