Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10690386

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Baja TT Proença - Oleiros dias 7 e 8 de setembro

Por Município de Oleiros em 26 de Agosto de 2013

Baja TT Proença - Oleiros dias 7 e 8 de setembro

Vai ter lugar nos dias 7 e 8 de setembro, promovida pela Escuderia de Castelo Branco e com o apoio dos municípios envolvidos, a baja TT Proença-Oleiros. Esta é uma prova integrada no Campeonato de Portugal Vodafone TT e Campeonato de todo o terreno Moto/Quad/UTV-Buggy. 

A prova de Proença-Oleiros já se encontra perfeitamente definida e está disponível no site da Escuderia Castelo Branco, um completo TT Guia, já com horários e distancias definidos - consulte em 
http://www.escuderiacastelobranco.pt/ - assim como toda a documentação relativa às categorias admitidas à partida - carros, motos, quads e buggies - de forma a garantir um grande espetáculo ao longo do percurso de cerca de 150 Km.

Ler mais

Trilho dos Apalaches em Oleiros é já uma realidade

Por Município de Oleiros em 20 de Agosto de 2013

Trilho dos Apalaches em Oleiros é já uma realidade

O International Applachian Trail (IAT) - uma marca já associada ao mais famoso percurso pedestre do mundo, já está a promover o trabalho que se está a desenvolver na Serra do Moradal. Brevemente, o concelho irá receber a visita de um representante americano do IAT, o qual estará no território durante uns dias para analisar o trabalho que está a ser desenvolvido.

Veja link abaixo no site oficial IAT:

http://www.iat-sia.org/index.php?mact=News,cntnt01,detail,0&cntnt01articleid=112&cntnt01returnid=15

Recode-se que a Grande Rota do Moradal – Pangeia se traduz num projeto que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho, através da sua integração no Trilho Internacional dos Apalaches. O trilho português está a ser implementado em Oleiros – nas freguesias de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Orvalho e Vilar Barroco - e recebe o nome Rota do Moradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica daquele concelho, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.

Com a introdução do mais famoso percurso pedestre do mundo em Portugal, mais precisamente em Oleiros, permite-se não só essa ligação transcontinental, numa aproximação ao mercado americano, como também se potencia a diversificação da oferta turística desta região do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, apostando no turismo de natureza e no touring cultural e paisagístico.

Dando diversidade à oferta de experiências ao longo do percurso e pretendendo alargar o leque de potenciais utilizadores, para além da existência de uma via de BTT, da valorização de miradouros existentes e da recuperação de trilhos antigos, o projeto contempla ainda uma escola de escalada e uma Via Ferrata com 150 m, a primeira a ser implementada em Portugal.

Inserindo-se na estratégia de organização e valorização dos pontos de interesse do concelho e no âmbito do projeto agregador - Rota das Montanhas de Oleiros -; a Grande Rota do Moradal – Pangeia, com cerca de 38 Km, será um eixo turístico de características polivalentes para dar resposta aos diferentes públicos e ampliar o interesse de qualquer visitante em conhecer a região.


 

Ler mais

Ponte de Álvaro assinala 30.º Aniversário

Por Município de Oleiros em 19 de Agosto de 2013

Ponte de Álvaro assinala 30.º Aniversário

Numa coordenação conjunta dos Municípios de Oleiros e Pampilhosa da Serra, Casa da Comarca da Sertã e Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, assinalou-se no passado dia 15 de agosto, a passagem dos 30 anos de construção da Ponte de Álvaro. As celebrações tiveram lugar nesta Aldeia de Xisto do concelho de Oleiros e na ocasião houve a oportunidade de homenagear os responsáveis pela edificação daquela obra pública. Antes da sua construção, a qual permitiu encurtar o acesso rodoviário entre estes dois concelhos de 100 km para cerca de 30 Km, a ligação entre as margens do rio era assegurada por um batelão.

Recorde-se que esta era uma aspiração antiga das populações dos dois concelhos e culminou com a criação em 1975 da Comissão Inter-Povoações Pró-Construção da ponte sobre o Rio Zêzere, em Álvaro. A ponte foi inaugurada a 27 de agosto de 1983, tendo a cerimónia contado com a presença do Secretário de Estado das Obras Públicas, do Bispo de Portalegre-Castelo Branco, do general Almeida Freire (presidente da Junta Autónoma de Estradas) e dos presidentes dos municípios de Oleiros e Pampilhosa. Face à importância da construção desta infraestrutura, esta foi visitada posteriormente, a 20 de maio de 1984, pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes.

Ler mais

75.ª Volta a Portugal passou por Oleiros

Por Município de Oleiros em 13 de Agosto de 2013

75.ª Volta a Portugal passou por Oleiros

No ano em que se comemoram as Bodas de Diamante da prova, na sua 75.ª edição, a Volta a Portugal em Bicicleta – um dos eventos mais populares do nosso país - a decorrer entre 7 e 18 de agosto de 3013, passou pelo concelho no passado dia 14 de agosto (quarta feira), local onde foi colocada uma Meta Volante. 


A 6.ª etapa teve início no concelho vizinho da Sertã e terminou no concelho de Castelo Branco. A passagem por Oleiros fez-se ao longo da EN. 238, apanhando depois a ER 112 e incluiu, para além da Meta Volante, a Abertura de Abastecimento. Foi também no concelho de Oleiros que esta sexta etapa da prova atingiu o seu pico altimétrico, ultrapassando os 800 m de altitude.

Horários:
12:48 (Caravana publicitária) 14:53 (40 Km/h) 15:00 (38 Km/h) Saída da Sertã para Oleiros
13:13 (Caravana publicitária) Oleiros
13:15 (Caravana publicitária) 14:56 (40 Km/h) 15:03 (38 Km/h) Passagem em frente à Câmara Municipal de Oleiros
13:15 (Caravana publicitária) 14:56 (40 Km/h) 15:04 (38 Km/h) Meta-Volante - Oleiros
13:18 (Caravana publicitária) 15:00 (40 Km/h) 15:08 (38 Km/h) Abertura de Abastecimento
13:21 (Caravana publicitária) 15:04 (40 Km/h) 15:12 (38 Km/h) Milrico
13:28 (Caravana publicitária) 15:14 (40 Km/h) 15:22 (38 Km/h) Ameixoeira
13:31 (Caravana publicitária) 15:17 (40 Km/h) 15:25 (38 Km/h) Estreito
13:47 (Caravana publicitária) 15:38 (40 Km/h) 15:47 (38 Km/h) Cruzamento Foz do Giraldo

Saiba mais em 
http://www.volta-portugal.com

Recorde-se que o Município de Oleiros é um dos parceiros institucionais da organização da prova.

 

 

Ler mais

Céus de Oleiros servem de palco a espectáculo de teatro aéreo

Por Município de Oleiros em 09 de Agosto de 2013

Céus de Oleiros servem de palco a espectáculo de teatro aéreo

Esta madrugada (do dia 9 para 10 de agosto), pela 01H00, o céu de Oleiros será o palco de mais um grande espetáculo de dimensão internacional. A Pirotecnia Oleirense apresenta a companhia de Teatro Aéreo Argentino “Voalá”, com o espetáculo “Voalá Station”

Recorrendo a gruas de grande porte, as performances e coreografias sucedem-se a um ritmo vertiginoso, com os atores a atingirem alturas superiores a 60 metros. O resultado são momentos únicos de magia, culminando com um final apoteótico de pirotecnia, desenhado exclusivamente para este espectáculo.

“Voalá Station”, conta a história de quatro executivos, que perdem a sua viagem de comboio e são surpreendidos por um momento de poesia e magia ímpar. Esta será, sem dúvida uma noite inesquecível.

Veja a promo do espectáculo
http://www.youtube.com/watch?v=--v9ISqFcDM&feature=share

Ler mais

Atividades em agosto nas Piscinas

Por Município de Oleiros em 08 de Agosto de 2013

Atividades em agosto nas Piscinas

08 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)
10 de agosto - Torneio Voleibol 2x2
                                  - Aula de Hidroginástica (17 H)
13 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)
15 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)

17 de agosto - Aula de Pilates ao ar livre
                                   - Aula de Hidroginástica (17 H)
20 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)
22 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)
24 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)
27 de agosto - Aula de Hidrognástica (17 H)
28 de agosto - Water ball
29 de agosto - Aula de Hidroginástica (17 H)
31 de agosto - Torneio de Ténis
 


Ler mais

30.º Aniversário da Ponte de Álvaro

Por Município de Oleiros em 06 de Agosto de 2013

30.º Aniversário da Ponte de Álvaro

A ponte de Álvaro sobre o rio Zêzere completa em agosto o 30º aniversário da sua inauguração e para assinalar a data, homenageando aqueles que contribuíram para a sua edificação, vai ter lugar em Álvaro, no dia 15 de agosto, feriado nacional, um almoço aberto às populações envolvidas. As cerimónias são coorganizadas pelos municípios de Oleiros e Pampilhosa da Serra, Casa da Comarca da Sertã e Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, sendo a efeméride perpetuada numa medalha em bronze que estará disponível para aquisição no local.

Aspiração antiga das populações de Álvaro (Oleiros) e do vizinho município de Pampilhosa da Serra e que culminou com a criação em 1975 da Comissão Inter-Povoações Pró-Construção da Ponte sobre o Rio Zêzere em Álvaro, foi esta importante infraestrutura rodoviária inaugurada a 27 de agosto de 1983, tendo a cerimónia contado com a presença do Secretário de Estado das Obras Públicas, do Bispo de Portalegre-Castelo Branco, do General Almeida Freire, que foi presidente da Junta Autónoma de Estradas, atual Estradas de Portugal, e dos presidentes dos municípios de Oleiros e de Pampilhosa da Serra.

Antes da sua construção, que permitiu encurtar a distância entre a Pampilhosa da Serra e Oleiros de 100 km para cerca de 30 Km, a ligação entre as margens do Rio Zêzere era assegurada por um batelão. A Ponte de Álvaro foi inaugurada oficialmente no dia 27 de agosto de 1983, dia em que abriu publicamente ao trânsito, tendo sido visitada oficialmente pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes, também ele com antepassados nesta Vila, no dia 20 de maio de 1984.

Entre outros elementos, daquela Comissão faziam parte: Américo Pereira de Almeida, ligado a Álvaro por casamento, recentemente falecido e que será homenageado postumamente na ocasião; José Bernardo das Neves; José Marçal Matos Ferreira, responsável pela maior parte dos escritos publicados pela imprensa, já falecido; José Martins Fernandes, fundador da Comissão de Melhoramentos da Gaspalha, recentemente falecido; Raul Lopes e seu irmão David Lopes, o primeiro dos quais já falecido, Domingos Lopes, também já falecido, e José Antunes Alves; bem como José Domingues Mendes, fundador da Liga dos Amigos da Freguesia de Amieira; os quais tiveram um papel relevante para a construção desta importante infraestrutura à escala regional.

 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 | 441 | 442 | 443 | 444 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt