Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10669308

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Concurso de fotografia digital Cogumelos Silvestres da Floresta de Oleiros

Por Município de Oleiros em 13 de Novembro de 2014

Concurso de fotografia digital Cogumelos Silvestres da Floresta de Oleiros

Está a decorrer o 6.º Concurso de Fotografia Ambiental promovido pelo Gabinete Técnico Florestal, este ano com o tema “Cogumelos Silvestres da Floresta de Oleiros”. A iniciativa decorre da realização do passeio micológico que teve lugar no ano passado, numa parceria conjunta com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, no qual foi percetível o interesse crescente sobre este produto derivado do uso múltiplo da floresta e a necessidade de um estudo mais aprofundado das espécies que se podem encontrar no espaço florestal.

 

Um dos principais objetivos deste concurso, uma atividade incluída nas ações de sensibilização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, passa pela obtenção de imagens que permitam a constituição de um arquivo fotográfico digital que sirva de suporte à elaboração futura do Guia de Identificação dos Cogumelos Silvestres de Oleiros. A receção dos trabalhos está a decorrer e para mais informações sobre o concurso, os interessados devem contactar através do número 272 680 130 e do e-mail gflorestal@cm-oleiros.pt. As normas do concurso encontram-se disponíveis, tal como nas edições anteriores, em www.cm-oleiros.pt.

Ler mais

Trilhos do Estreito assinalam 15.º passeio anual turístico de TT

Por Município de Oleiros em 13 de Novembro de 2014

Trilhos do Estreito assinalam 15.º passeio anual turístico de TT

No ano em que assinala o seu 15.º passeio turístico de TT, a Associação Trilhos do Estreito propõe mais uma edição deste afamado passeio turístico já no dia 22 de novembro. Neste dia serão homenageados os impulsionadores deste evento que teve a sua primeira edição em 1998. Nesse ano, um grupo de amigos, a sua maioria naturais da outrora freguesia de Estreito, organizou o primeiro passeio todo-o-terreno do concelho de Oleiros, tendo despertado as gentes da região para a prática de desportos TT. Com o apoio do Grupo Desportivo Águias do Moradal, esta iniciativa foi ganhando força e adeptos, realizando-se anualmente, sempre com a denominação “Trilho Estreito”.

A crescente vontade de dinamizar mais atividades ligadas ao desporto de natureza e de dar a conhecer este território fez com que alguns dos dinamizadores iniciais se juntassem a novos elementos e fundassem uma associação sem fins lucrativos à qual inquestionavelmente deram o nome de “Trilhos do Estreito”, em homenagem ao primeiro passeio que se repetiu até hoje anualmente (com exceção de dois anos). Com espírito jovem e inovador, a Associação Trilhos do Estreito alargou a sua visão para além dos desportos motorizados e conta já com a organização de passeios pedestres e passeios BTT, pretendendo consolidar o espírito aventureiro e saudável por entre as gentes da terra, seus vizinhos e visitantes.

Hoje o Trilho Estreito é já um evento de renome, bem conhecido por percorrer paisagens únicas e pela excelente gastronomia. Este ano, para além do tradicional passeio TT, os participantes podem contar com muitas novidades e surpresas que os Trilhos prepararam para comemorar em ambiente festivo os 15 anos de passeios TT.

Ler mais

Cristo-Rei inaugurado no passado sábado

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

Cristo-Rei inaugurado no passado sábado

O Santuário do Cristo-Rei, situado no Alto das Sesmarias, em Oleiros, foi inaugurado no passado sábado, dia 8 de novembro, por Sua Exa. Revm.ª, o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. O ex-libris daquele santuário é uma estátua de granito com 5 m de altura, da autoria do mestre Américo Viage Lima, a qual, segundo o seu autor, é uma síntese idealizada entre o Cristo Rei de Almada, na margem Sul do Tejo, e o Corcovado, do Rio de Janeiro”. Segundo o responsável pela Paróquia na altura da construção daquele monumento, Cónego Martinho Cardoso Pereira, este “pretende marcar um momento importante da história da terra e do povo do concelho, como foi a entrada no segundo milénio”. A obra, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros, contou com um importante apoio logístico, material e financeiro por parte da autarquia local.

O monumento está virado para a vila e é ainda composto por uma capela situada na base da estátua, uma praça central murada, um edifício de apoio, um parque de merendas, um miradouro com vista panorâmica sobre a vila de Oleiros e um parque de estacionamento. Perspetiva-se agora realização de uma romaria anual até ao Santuário, seguida de celebração eucarística.

 

Ler mais

Município de Oleiros no Portugal Agro 2014

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

Município de Oleiros no Portugal Agro 2014

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da qual o Município de Oleiros faz parte (conjuntamente com os outros cinco municípios constituintes daquela comunidade e as associações Adraces e Pinhal Maior), vai estar representada na Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-Alimentar – PORTUGAL AGRO 2014, a ter lugar de 20 a 23 de novembro, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações. Esta região vai estar representada com um stand de cerca de 200 m2, composto por 12 stands mais pequenos destinados a produtores da região, dois por cada um dos seis concelhos que integram a Comunidade.

O PORTUGAL AGRO é um projeto da fundação AIP, envolvendo o Ministério da Agricultura e do Mar e parcerias operacionais com entidades regionais, sectoriais e Municípios, com vista à promoção das regiões, dos produtos e dos eventos a nível nacional. Este pretende dar a conhecer melhor a essência de Portugal e o que de bom se produz cá, do campo até à mesa. Outro dos objetivos deste certame, consiste em aumentar a visibilidade de um setor que apresenta um enorme potencial de internacionalização e que se pode revelar fundamental na economia do país. Mais do que uma feira agro-alimentar este é um projeto transversal a toda a fileira, promovendo a capacidade produtiva nacional, os vários operadores económicos, a excelência dos produtos, a tradição aliada à inovação.

Ler mais

Grupo de magistrados visita Oleiros

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

Grupo de magistrados visita Oleiros

A Associação de Solidariedade Social “Ministério Público Solidário”, pertencente ao Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, elegeu o concelho de Oleiros para celebrar o S. Martinho. O grupo esteve em Oleiros nos passados dias 8 e 9 de novembro e realizou a sua 4.ª Caminhada, percorrendo o PR3-Oleiros “GeoRota do Orvalho”. No final, participaram num magusto/jantar no Hotel Santa Margarida, em Oleiros.

Ler mais

120.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

120.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense

A Sociedade Filarmónica Oleirense (SFO) assinalou no passado dia 2 de novembro o seu 120.º Aniversário. Para festejar da melhor forma mais um ano de existência, foi convidada a Sociedade Filarmónica Veirense (Estremoz). Nesse dia, para além da realização de um almoço de confraternização entre as duas bandas, as muitas pessoas presentes no Recinto da Mostra do Medronho e da Castanha foram brindadas com duas brilhantes atuações que encantaram toda a plateia. No final, houve ainda lugar para uma excelente atuação conjunta das duas bandas, bastante ovacionada pelo público.

Outro dos pontos altos deste dia foi a atribuição, pela primeira vez, de uma distinção aos elementos mais antigos da banda da SFO: José Mendes (executante) e José Mateus (maestro), os quais foram assim homenageados perante uma plateia repleta. Os festejos culminaram já na sede, onde se realizou um lanche de convívio com todos os elementos e se procedeu ao corte do bolo de aniversário.

Ler mais

Rotundas quase concluídas

Por Município de Oleiros em 11 de Novembro de 2014

Rotundas quase concluídas

As entradas da vila de Oleiros estão a ser beneficiadas com a construção e requalificação das rotundas existentes. A implantação da rotunda da entrada Este, num local estratégico como o cruzamento entre a EN 351 e a EN 238, constitui um nó de ligação de extrema importância que vem melhorar em larga escala o escoamento do tráfego automóvel para quem se dirige de ou para Oleiros-Centro, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Sertã, ao mesmo tempo que permite disciplinar o trânsito e evitar situações de impasse, garantindo uma maior eficiência na mobilidade.

Esta rotunda agora construída contém no centro uma Cruz de Malta, elemento principal do brasão de Oleiros em alusão à Ordem de Malta, donatária do Foral de Oleiros e cuja influência no território é evidente. Nesta rotunda a cruz aparece ladeada por muros em xisto, a pedra da região responsável pelos edificados de outrora como casas, edifícios de apoio agrícola ou banquetas. Outro elemento que irá contar nesta nova construção é o medronheiro, espécie autóctone da região.



Já a rotunda Sul corresponde à requalificação de uma rotunda já existente e pretende representar de uma forma estilizada o logótipo do Município. A esfera procura lembrar o olho de “olhos de água”, procurando-se também uma simbiose com os “oo” da palavra Oleiros. No interior encontra-se uma figura que poderá remeter para um pinheiro, elemento esse que também consta nesta requalificação.

As duas obras incluem-se na empreitada Requalificação da Circular Externa, a qual inclui a instalação de passeios nos dois sentidos da via, um dos quais com uma ciclovia, a repavimentação da via; a colocação de novas luminárias com tecnologia LED; a criação de uma bolsa de estacionamento e a beneficiação dos espaços envolventes. Pretende-se assim melhorar as condições de circulação viária no troço em causa, aumentar a mobilidade e a segurança de piões e ciclistas, valorizar as condições de fruição do espaço público e introduzir ao local uma componente de funcionalidade e embelezamento paisagístico, a pensar no bem-estar da população. 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 | 441 | 442 | 443 | 444 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt