Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10384129

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Orçamento Municipal com cerca de 10 milhões euros

Por Município de Oleiros em 06 de Novembro de 2014

Orçamento Municipal com cerca de 10 milhões euros

Tendo em conta a redução de receitas e não se prevendo qualquer venda de património, o Orçamento do Município de Oleiros para 2015 regista uma ligeira descida, traduzida numa redução de cerca de 9% em relação a 2014. Com uma dotação global de cerca de 10 milhões de euros, o orçamento para o próximo ano foi aprovado pelo executivo camarário, no passado dia 31 de outubro, por maioria, com 3 votos a favor e 2 votos contra dos vereadores da candidatura independente Mais Oleiros (António Mendes Dias e José Alípio Neves) e será agora submetido à Assembleia Municipal. A ampliação da Zona Industrial de Açude Pinto, com trabalhos de terraplanagem, regularização de lotes, infraestruturas e pavimentação, no valor de 200 mil euros, é uma das rúbricas inscritas no documento.

Ao explicar as Grandes Opções do Plano, o presidente da Câmara, Fernando Marques Jorge, acentuou a continuidade em relação a anos anteriores no que respeita ao rigor dos valores apresentados, permitindo uma taxa de execução superior a 90%, como tem vindo a acontecer. O autarca sublinhou ainda que a grande prioridade e a aposta do atual executivo passa pelas questões sociais, pela educação e pela floresta (onde se enquadra a implementação do sistema de videovigilância florestal).

Nas atividades mais relevantes, destaca-se o valor de cerca de 500 mil euros a transferir para as associações e juntas de freguesia, mediante a aplicação dos protocolos e acordos de execução celebrados. Uma das novidades inscritas neste documento é a previsão de cerca de 50 mil euros destinados aos incentivos financeiros municipais no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Oleiros.

Fernando Jorge admite que “gostaria ainda de realizar algumas obras que considera fundamentais para benefício da população”. Apesar de admitir que o orçamento de 10 milhões “é baixo”, o autarca considera que é “100% realista”.

Ler mais

Cristo-Rei inaugurado no próximo sábado

Por Município de Oleiros em 06 de Novembro de 2014

Cristo-Rei inaugurado no próximo sábado

O Santuário do Cristo-Rei, situado no Alto das Sesmarias, uma das colinas de Oleiros, vai ser inaugurado no próximo sábado, dia 8 de novembro, com a presença de S. Exa. Revm.ª, o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. A obra, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros, contou com um importante apoio logístico, material e financeiro por parte da autarquia local.

O complexo religioso exibe uma estátua de granito com 5 metros de altura, da autoria do mestre Américo Viage Lima, a qual segundo o escultor “é uma síntese idealizada entre o Cristo Rei de Almada, na margem Sul do Tejo, e o Corcovado, do Rio de Janeiro". O monumento está virado para a vila e segundo o Cónego Martinho Cardoso Pereira, responsável pela Paróquia na altura da sua construção, pretende “marcar um momento importante da história da terra e do povo do concelho, como foi a entrada no segundo milénio".

A capela que fica na base da estátua, em forma de cubo, possui uma das fachadas em vidro. O seu interior foi recentemente beneficiado, ao nível das paredes e do teto, com pinturas religiosas de inspiração celestial.

Para a instalação da capela e da imagem do Cristo-Rei, no cume do monte, o espaço foi alvo de um projeto prévio que o veio beneficiar. Este inclui uma praça central murada, onde ficam instaladas a estátua e a capela, coexistindo com um edifício de apoio, um parque de merendas, um miradouro com vista panorâmica sobre a vila de Oleiros e um parque de estacionamento.

A inauguração está a ser organizada pela Paróquia de Oleiros, com o apoio do Município de Oleiros e também da Junta de Freguesia Oleiros-Amieira e do Agrupamento 1080 CNE Oleiros. O acontecimento tem início pelas 11:00h com a celebração da Santa Missa no local, seguindo-se um almoço convívio. Pelas 14:00h tem início a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros e pelas 15:00h atuam vários acordeonistas. Este evento culmina com a realização de um magusto.

Ler mais

Mostra do Medronho e Castanha volta a superar-se

Por Município de Oleiros em 06 de Novembro de 2014

Mostra do Medronho e Castanha volta a superar-se

Após a passagem de oito anos desde a sua primeira edição, a Mostra do Medronho e da Castanha, ocorrida em Oleiros nos passados dias 1 e 2 de novembro, revelou-se um novo sucesso e tornou a voltar todas as atenções para os dois frutos do Pinhal. Esta iniciativa temática promovida pelo Município de Oleiros compreende a realização de diversas atividades, nas mais variadas áreas, tendo contado este ano com algumas novidades, numa evolução constante que tem pautado este evento.

Este ano, para além das já habituais Mostra Gastronómica, Mostra de Produtos Locais, Caminhada Rota da Castanha e Maratona de BTT Rota do Medronho, o evento beneficiou da realização do workshop “Medronheiro: uma janela de oportunidades” e da realização de vários acontecimentos que se associaram a este acontecimento, como a apresentação oficial do livro “José Santos Marques – uma vida dedicada ao concelho de Oleiros” ou o concerto comemorativo do 120.º aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense.


A Mostra de Produtos Locais revelou-se outro sucesso, tendo o recinto sofrido algumas melhorias do ponto da sua funcionalidade e do conforto dos visitantes. A animação foi outra aposta ganha e a esse nível destaca-se a realização de um concerto noturno, a cargo o grupo albicastrense Jaspe, o que veio ampliar o horário de funcionamento da Mostra e o importante contributo do grupo de teatro voluntário da Casa da Cultura de Oleiros que interagia com o público e recriou de uma forma bastante didática a Casa da Aldeia. Por aquele recinto passaram diariamente largas centenas de visitantes, superando as expetativas da organização e satisfazendo em larga escala a aspiração dos expositores presentes.


Sendo já uma tradição para os Oleirenses que aqui encontram um espaço de convívio e reencontro, a Mostra do Medronho e da Castanha representa uma referência regional, envolvendo a comunidade local e motivando anualmente a visita de um número crescente de pessoas a Oleiros. 

Ler mais

Ordem dos Engenheiros visita Parque Eólico do Pinhal Interior

Por Município de Oleiros em 06 de Novembro de 2014

A Administração da GENERG SGPS  convidou um grupo de cerca de 40 membros da Ordem dos Engenheiros, liderado pelo Presidente do Conselho Diretivo da Região Sul o Eng. Carlos Mineiro Aires, a efetuar uma visita técnica ao Parque Eólico do Pinhal Interior. A visita teve lugar no passado dia 30 de outubro.

Esta delegação foi acompanhada por alguns autarcas da região, como os Presidentes das Câmaras Municipais de Oleiros e Proença-a-Nova, Fernando Jorge e João Paulo Catarino, José Santos Marques, Diamantino André e outros elementos que acompanharam as diversas fases  da construção deste importante empreendimento para a região.

Ler mais

JASPE atuam na Mostra do Medronho e da Castanha

Por Município de Oleiros em 05 de Novembro de 2014

 JASPE atuam na Mostra do Medronho e da Castanha

 A 8.ª Mostra do Medronho e da Castanha que ocorreu em Oleiros nos passados dias 1 e 2 de novembro ficou marcada por várias novidades. Uma delas prendeu-se com a realização de um concerto noturno, no passado sábado, o qual ampliou o horário de funcionamento da Mostra e encantou todos os que se encontravam no recinto da Mostra de Produtos Locais. Este apontamento musical, de excelente qualidade, evidenciou o talento de um grupo albicastrense Jaspe que deve o seu nome a uma pedra vulgar existente na região, “da cor do fogo (carmesim) traçado a cinza”. Com uma performance de nível superior, envolvida por um cenário adaptado ao efeito, este foi um momento diferente para quem teve a oportunidade de assistir.

Ler mais

Maratona de BTT Rota do Medronho marca pontos

Por Município de Oleiros em 05 de Novembro de 2014

A Associação Pinhal Total - Oleiros Aventura organizou no passado dia 2 de novembro a 8.ª Maratona de BTT “Rota do Medronho”, este ano a contar para o I Troféu de Maratonas de BTT da Beira Interior. Com cerca de 200 participantes, a prova destinava-se “aos amantes do BTT mas também aos participantes que pretendessem dar uma pequena volta de bicicleta ao domingo de manhã”. Assim, para além da maratona (75 Km) e da meia maratona (35Km), houve ainda um pequeno percurso guiado de cerca de 11 Km, passível de ser realizado por qualquer pessoa.



A já emblemática “Rota do Medronho” contou com o apoio do Município de Oleiros, das Juntas de Freguesia de Álvaro e de Oleiros-Amieira e da ADXTUR. Este
evento revelou-se novamente um enorme sucesso e contou com a presença de Cândido Barbosa que no final realçou que a organização está “de parabéns pelo empenho e profissionalismo”.

Ler mais

RVJ Editores apresenta biografia de José Santos Marques

Por Município de Oleiros em 05 de Novembro de 2014

RVJ Editores apresenta biografia de José Santos Marques

 O livro biográfico "José Santos Marques - Uma vida dedicada ao concelho de Oleiros" foi apresentado, no passado sábado, dia 1 de novembro, em Oleiros, no recinto da Mostra do Medronho e da Castanha. A obra editada pela RVJ - Editores e coordenada pelo jornalista João Carrega, retrata o percurso autárquico do Comendador José Santos Marques, o qual esteve à frente dos destinos da autarquia nos últimos 28 anos. Na cerimónia de apresentação marcou presença o atual presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge.

 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt