Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10378000

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Município de Oleiros no Portugal Agro 2014

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

Município de Oleiros no Portugal Agro 2014

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa, da qual o Município de Oleiros faz parte (conjuntamente com os outros cinco municípios constituintes daquela comunidade e as associações Adraces e Pinhal Maior), vai estar representada na Feira Internacional das Regiões, da Agricultura e do Agro-Alimentar – PORTUGAL AGRO 2014, a ter lugar de 20 a 23 de novembro, na FIL (Feira Internacional de Lisboa), no Parque das Nações. Esta região vai estar representada com um stand de cerca de 200 m2, composto por 12 stands mais pequenos destinados a produtores da região, dois por cada um dos seis concelhos que integram a Comunidade.

O PORTUGAL AGRO é um projeto da fundação AIP, envolvendo o Ministério da Agricultura e do Mar e parcerias operacionais com entidades regionais, sectoriais e Municípios, com vista à promoção das regiões, dos produtos e dos eventos a nível nacional. Este pretende dar a conhecer melhor a essência de Portugal e o que de bom se produz cá, do campo até à mesa. Outro dos objetivos deste certame, consiste em aumentar a visibilidade de um setor que apresenta um enorme potencial de internacionalização e que se pode revelar fundamental na economia do país. Mais do que uma feira agro-alimentar este é um projeto transversal a toda a fileira, promovendo a capacidade produtiva nacional, os vários operadores económicos, a excelência dos produtos, a tradição aliada à inovação.

Ler mais

Grupo de magistrados visita Oleiros

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

Grupo de magistrados visita Oleiros

A Associação de Solidariedade Social “Ministério Público Solidário”, pertencente ao Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, elegeu o concelho de Oleiros para celebrar o S. Martinho. O grupo esteve em Oleiros nos passados dias 8 e 9 de novembro e realizou a sua 4.ª Caminhada, percorrendo o PR3-Oleiros “GeoRota do Orvalho”. No final, participaram num magusto/jantar no Hotel Santa Margarida, em Oleiros.

Ler mais

120.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense

Por Município de Oleiros em 12 de Novembro de 2014

120.º Aniversário da Sociedade Filarmónica Oleirense

A Sociedade Filarmónica Oleirense (SFO) assinalou no passado dia 2 de novembro o seu 120.º Aniversário. Para festejar da melhor forma mais um ano de existência, foi convidada a Sociedade Filarmónica Veirense (Estremoz). Nesse dia, para além da realização de um almoço de confraternização entre as duas bandas, as muitas pessoas presentes no Recinto da Mostra do Medronho e da Castanha foram brindadas com duas brilhantes atuações que encantaram toda a plateia. No final, houve ainda lugar para uma excelente atuação conjunta das duas bandas, bastante ovacionada pelo público.

Outro dos pontos altos deste dia foi a atribuição, pela primeira vez, de uma distinção aos elementos mais antigos da banda da SFO: José Mendes (executante) e José Mateus (maestro), os quais foram assim homenageados perante uma plateia repleta. Os festejos culminaram já na sede, onde se realizou um lanche de convívio com todos os elementos e se procedeu ao corte do bolo de aniversário.

Ler mais

Rotundas quase concluídas

Por Município de Oleiros em 11 de Novembro de 2014

Rotundas quase concluídas

As entradas da vila de Oleiros estão a ser beneficiadas com a construção e requalificação das rotundas existentes. A implantação da rotunda da entrada Este, num local estratégico como o cruzamento entre a EN 351 e a EN 238, constitui um nó de ligação de extrema importância que vem melhorar em larga escala o escoamento do tráfego automóvel para quem se dirige de ou para Oleiros-Centro, Proença-a-Nova, Castelo Branco e Sertã, ao mesmo tempo que permite disciplinar o trânsito e evitar situações de impasse, garantindo uma maior eficiência na mobilidade.

Esta rotunda agora construída contém no centro uma Cruz de Malta, elemento principal do brasão de Oleiros em alusão à Ordem de Malta, donatária do Foral de Oleiros e cuja influência no território é evidente. Nesta rotunda a cruz aparece ladeada por muros em xisto, a pedra da região responsável pelos edificados de outrora como casas, edifícios de apoio agrícola ou banquetas. Outro elemento que irá contar nesta nova construção é o medronheiro, espécie autóctone da região.



Já a rotunda Sul corresponde à requalificação de uma rotunda já existente e pretende representar de uma forma estilizada o logótipo do Município. A esfera procura lembrar o olho de “olhos de água”, procurando-se também uma simbiose com os “oo” da palavra Oleiros. No interior encontra-se uma figura que poderá remeter para um pinheiro, elemento esse que também consta nesta requalificação.

As duas obras incluem-se na empreitada Requalificação da Circular Externa, a qual inclui a instalação de passeios nos dois sentidos da via, um dos quais com uma ciclovia, a repavimentação da via; a colocação de novas luminárias com tecnologia LED; a criação de uma bolsa de estacionamento e a beneficiação dos espaços envolventes. Pretende-se assim melhorar as condições de circulação viária no troço em causa, aumentar a mobilidade e a segurança de piões e ciclistas, valorizar as condições de fruição do espaço público e introduzir ao local uma componente de funcionalidade e embelezamento paisagístico, a pensar no bem-estar da população. 

Ler mais

Grupo de espanhóis visita Oleiros

Por Município de Oleiros em 11 de Novembro de 2014

Grupo de espanhóis visita Oleiros

No passado dia 25 de outubro, o concelho de Oleiros recebeu a visita de um grupo de 22 espanhóis, no âmbito do programa INMERLEX do Governo da Extremadura. Os visitantes, docentes de Língua Portuguesa naquela região espanhola, foram recebidos pelo Município de Oleiros e tiveram acompanhamento em Português, conforme requisitado pelo Servicio de Innovación y Formación del Profesorado – Consejería de Educación y Cultura del Gobierno de Extremadura. O grupo visitou alguns dos geomonumentos do Geopark Naturtejo e a Aldeia do Xisto de Álvaro.

Ler mais

Inauguração do Cristo Rei

Por Município de Oleiros em 07 de Novembro de 2014

Inauguração do Cristo Rei

O Santuário do Cristo-Rei, situado no Alto das Sesmarias, uma das colinas de Oleiros, foi inaugurado no passado sábado, dia 8 de novembro, na presença de S. Exa. Revm.ª, o Sr. Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Antonino Dias. A obra, da responsabilidade da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Oleiros, contou com um importante apoio logístico, material e financeiro por parte da autarquia local.

O complexo religioso exibe uma estátua de granito com 5 metros de altura, da autoria do mestre Américo Viage Lima, a qual segundo o escultor “é uma síntese idealizada entre o Cristo Rei de Almada, na margem Sul do Tejo, e o Corcovado, do Rio de Janeiro". O monumento está virado para a vila e segundo o Cónego Martinho Cardoso Pereira, responsável pela Paróquia na altura da sua construção, pretende “marcar um momento importante da história da terra e do povo do concelho, como foi a entrada no segundo milénio". A capela que fica na base da estátua, em forma de cubo, possui uma das fachadas em vidro. O seu interior foi recentemente beneficiado, ao nível das paredes e do teto, com pinturas religiosas de inspiração celestial.

Para a instalação deste edificado religioso no cume do monte, o espaço foi alvo de um projeto prévio que o veio beneficiar. Este inclui uma praça central murada, onde ficam instaladas a estátua e a capela, coexistindo com um edifício de apoio, um parque de merendas, um miradouro com vista panorâmica sobre a vila de Oleiros e um parque de estacionamento.

Ler mais

Orçamento Municipal com cerca de 10 milhões euros

Por Município de Oleiros em 06 de Novembro de 2014

Orçamento Municipal com cerca de 10 milhões euros

Tendo em conta a redução de receitas e não se prevendo qualquer venda de património, o Orçamento do Município de Oleiros para 2015 regista uma ligeira descida, traduzida numa redução de cerca de 9% em relação a 2014. Com uma dotação global de cerca de 10 milhões de euros, o orçamento para o próximo ano foi aprovado pelo executivo camarário, no passado dia 31 de outubro, por maioria, com 3 votos a favor e 2 votos contra dos vereadores da candidatura independente Mais Oleiros (António Mendes Dias e José Alípio Neves) e será agora submetido à Assembleia Municipal. A ampliação da Zona Industrial de Açude Pinto, com trabalhos de terraplanagem, regularização de lotes, infraestruturas e pavimentação, no valor de 200 mil euros, é uma das rúbricas inscritas no documento.

Ao explicar as Grandes Opções do Plano, o presidente da Câmara, Fernando Marques Jorge, acentuou a continuidade em relação a anos anteriores no que respeita ao rigor dos valores apresentados, permitindo uma taxa de execução superior a 90%, como tem vindo a acontecer. O autarca sublinhou ainda que a grande prioridade e a aposta do atual executivo passa pelas questões sociais, pela educação e pela floresta (onde se enquadra a implementação do sistema de videovigilância florestal).

Nas atividades mais relevantes, destaca-se o valor de cerca de 500 mil euros a transferir para as associações e juntas de freguesia, mediante a aplicação dos protocolos e acordos de execução celebrados. Uma das novidades inscritas neste documento é a previsão de cerca de 50 mil euros destinados aos incentivos financeiros municipais no âmbito da Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Oleiros.

Fernando Jorge admite que “gostaria ainda de realizar algumas obras que considera fundamentais para benefício da população”. Apesar de admitir que o orçamento de 10 milhões “é baixo”, o autarca considera que é “100% realista”.

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt