Contactos
Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros Oleiros

Navegação

Pesquisa no Site

Sugestões:

 
Fechar [x]

Risco de incêndio

10669328

Visitantes

Notícias Arquivo de Notícias

Festival Gastronómico bate records

Por Município de Oleiros em 07 de Abril de 2015

Festival Gastronómico bate records

O VII Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, nos dois últimos fins-de-semana, ficou marcado pela superação de resultados. Ao todo, foram nove os restaurantes do concelho que aderiram a esta iniciativa, num número record de adesão de estabelecimentos aderentes. A fazer jus a estes dados, também o número de cabritos assados excedeu largamente as edições anteriores e nos quatro dias do Festival o número de doses servidas aumentou significativamente face a outros anos, dando resposta à procura das mais de 3.000 pessoas que tiveram a oportunidade de provar esta especialidade Oleirense no seu concelho de origem, assim como os Maranhos do Pinhal, cujo número de doses consumidas também aumentou.


Segundo os participantes, o Festival atrai anualmente um elevado e crescente número de visitantes, fruto do trabalho de divulgação efetuado que envolve anualmente os mais variados meios e órgãos de comunicação social. Nesta edição, houve ainda a preocupação de realizar outras atividades paralelas de animação, as quais foram do agrado dos mais vários públicos que ao longo destes dias passaram por Oleiros em busca do turismo de natureza, religioso, gastronómico, da saudade ou de aventura. 

Segundo os profissionais aderentes, este é um esforço que tem dado frutos de uma forma sustentável, verificando-se uma procura frequente ao longo do ano e crescente a cada edição. Quem participa reconhece que o investimento da autarquia se traduz num benefício imediato, acrescido de frequentes mais-valias ao longo do tempo.
 

Ler mais

Trans Pangaean Challenge em Oleiros

Por Município de Oleiros em 07 de Abril de 2015

Trans Pangaean Challenge em Oleiros

Graças à existência da GR 38 – Grande Rota Muradal-Pangeia no concelho de Oleiros, correspondente ao Trilho Internacional dos Apalaches português, uma das mais reputadas competições de ultra running em todo o mundo, o Trans Pangaean Challenge, vai ter uma das suas 4 provas em Portugal, de 19 a 25 de abril de 2015. A prova no formato português vai receber o nome The Crossroads e compreende um total de 265 km distribuídos por 6 etapas, ao longo de 7 dias. No dia 21 de abril decorrerá a 3 etapa, integralmente no concelho de Oleiros e a única que passará pelo Trilho Internacional dos Apalaches. A cerimónia de entrega de prémios será no dia 25 de abril, também em Oleiros.

Com a chancela da Land´s End Expedition Racing, esta competição à escala mundial consiste num conjunto de 4 provas de endurance em autonomia realizadas em torno do International Appalachian Trail (IAT), no formato 250 km/7 dias, em etapas contínuas, num total de 1000 km. Com os objetivos principais assentes em questões relacionadas com a superação individual, tão em voga hoje em dia, a iniciativa foi apoiada desde a primeira hora pelo Município de Oleiros e outras entidades. A organização da competição é da responsabilidade de um grupo de ultra runners internacional com sede no Canadá, o Land´s End Expedicion Racing, cujos membros pretendem vencer os desafios mais exigentes e têm corrido as provas mais desafiantes por todo o mundo. 
 

Ler mais

Primeira Revisão do PDM de Oleiros

Por Município de Oleiros em 06 de Abril de 2015

Primeira Revisão do PDM de Oleiros

A Câmara Municipal de Oleiros procedeu à abertura do período de discussão pública da proposta final de Revisão do Plano Diretor Municipal de Oleiros, nos termos do disposto no artigo 77.º, n.º 3, do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de setembro, na sua atual redação. O período de discussão pública decorrerá entre 10 de abril e 11 de maio de 2015 e durante este período, qualquer interessado poderá consultar a proposta de revisão do PDM, bem como o respetivo relatório ambiental, o parecer final da comissão de acompanhamento e os demais pareceres emitidos, em dois locais: no Gabinete Técnico da Câmara Municipal de Oleiros (todos os dias úteis, durante o horário de expediente (das 9h às 12h30m e das 14h às 17:30h)) e no Posto de Turismo de Oleiros (de terça-feira a domingo, incluindo feriados (das 10h às 12:30h e das 14h às 18:30h)). Permanentemente, esta proposta pode ser consultada aqui.

 

Ler mais

Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

Por Município de Oleiros em 01 de Abril de 2015

Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

Nos próximos dias 4 e 5 de abril, decorre o segundo fim-de-semana do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, o qual está a registar uma forte adesão de público. Cada vez são mais os grupos organizados que se deslocam em excursões em Oleiros para se deliciarem com um dos pratos mais antigos e difíceis de encontrar no país: o Cabrito Estonado. Durante estes dias 9 restaurantes do concelho abrem as suas portas e oferecem dois genuínos sabores do mediterrâneo: um cabrito assado em forno de lenha, com a particularidade de manter a sua pele e uma espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de hortelã.

 
O Festival Gastronómico prolonga-se até ao próximo fim-de-semana e os restaurantes aderentes sugerem aos interessados em participar que efetuem marcação prévia de forma a degustar uma especialidade a sair do forno, mantendo as suas especificidades: uma pele estaladiça e uma carne bastante suculenta. Podem fazê-lo em qualquer um dos nove restaurantes, em Oleiros: Callum (272 680 010), Casa Peixoto (272 682 250), Ideal (272 682 350), Maria Pinha (965 586 477), Prontinho (272 682 338), Regional (272 682 309), Salina (961 258 844), em Orvalho: Pérola do Orvalho (272 746 119) e em Ponte de Cambas: Slide (965 720 287).
 
Em pleno período pascal, para além de uma oferta gastronómica bastante apelativa, Oleiros vive as suas mais genuínas tradições religiosas com as seculares celebrações da Semana Santa. A vila veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e fé.
 

Ler mais

Trilho português dos Apalaches já está a dar frutos

Por Município de Oleiros em 31 de Março de 2015

Trilho português dos Apalaches já está a dar frutos

O Trilho Internacional dos Apalaches português, um processo iniciado em abril de 2013 e inaugurado no passado sábado, começa já a dar frutos, chamando a Oleiros algumas das mais reputadas competições internacionais. Assim, é já no dia 21 de abril que aquele trilho recebe a passagem da 3.ª etapa do desafio The Crossroads, correspondendo à 2.ª prova do Trans Pangaean Challenge organizado pela Land´s End Expedition Racing. O calendário de eventos naquele trilho compreende ainda no dia 23 de maio a realização da 10.ª GeoRota do Orvalho, organizada pela Junta de Freguesia de Orvalho e no dia 7 de junho, o 9.º passeio pedestre Trilhos do Estreito, organizado pela associação Trilhos do Estreito. Em outubro, no dia 4, realiza-se o Trail Rota dos Apalaches, organizado pela associação Pinhal Total Oleiros Aventura.

Recorde-se que este trilho, correspondente à GR- 38 Grande Rota Muradal-Pangeia, consiste num projeto de escala internacional com aproximadamente 37 km que inclui uma via de BTT, 14 vias de escalada na Crista de Zebro e uma via ferrata  (a segunda do país). Este projeto representa a aproximação ao maior trilho contínuo de pegadas do mundo, situado no continente americano, à Europa. Conforme ficou constatado no passado fim-de-emana, as sensações e as emoções são uma constante ao longo do relevo apalachiano da Serra do Muradal e permitem realizar um passeio magnífico por majestosos pontos de interesse, como os esplêndidos miradouros naturais no topo das cristas rochosas ou os diversos fósseis que se encontram a revesti-las (como em nenhum outro ponto do Mundo). 

Em Oleiros, para além da GR 38, existe outra Grande Rota, a GR 33 – Grande Rota do Zêzere, a qual atravessa o concelho longitudinalmente, no seu limite norte, junto ao rio, numa extensão de 53 km. Também a GR 21 – Grande Rota das Aldeias do Xisto, intercepta o concelho em dois pontos, a Este e Oeste do Concelho.
 

Ler mais

Forte adesão no primeiro fim-de-semana do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

Por Município de Oleiros em 31 de Março de 2015

Forte adesão no primeiro fim-de-semana do Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho

No primeiro fim-de-semana da sua sétima edição, o Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho voltou a registar uma forte adesão de público e cada vez são mais os grupos organizados que se deslocam em excursões em Oleiros para se deliciarem com um dos pratos mais antigos e difíceis de encontrar no país: o Cabrito Estonado. Durante o passado fim-de-semana, 9 restaurantes do concelho abriram as suas portas e ofereceram os mais genuínos sabores do mediterrâneo, ilustrados num cabrito assado em forno de lenha, com a particularidade de manter a sua pele e numa espécie de enchido fresco recheado com carne de caprinos, alguns produtos do fumeiro, arroz e uma quantidade apreciável de hortelã.

Quem visitou Oleiros no passado fim-de-semana, pôde ainda participar em várias caminhadas, como a inauguração do Trilho Internacional dos Apalaches português, a qual registou um número record de 1000 participantes ou a Rota das Sesmarias organizada pela Associação Pinhal Total Oleiros Aventura, a qual conseguiu atrair a presença de vários grupos especializados de caminheiros, vindos de vários pontos do país e os quais acabaram por participar nos dois passeios pedestres do passado fim-de-semana. O percurso de domingo contemplou a passagem por algumas gravuras rupestres existentes, as quais ajudam a reforçar a existência de um povoamento pré-histórico antigo nas serras de Oleiros. No mesmo dia, a seguir ao almoço, no Jardim Municipal, as gentes locais e os muitos visitantes que se encontravam por Oleiros por ocasião do Festival Gastronómico foram brindados com uma demonstração teatral a cargo da companhia de teatro Viv´Arte. Depois de na véspera terem marcado presença na Serra do Muradal e animado os participantes da inauguração do Trilho dos Apalaches, “uma comunidade pré-histórica de um povoado, vencida pelos seus inimigos e forçada a sair das suas terras, passou em migração pela vila de Oleiros carregando todos os seus pertences consigo e passando pelas várias privações do exílio”.

Recorde-se que o Festival Gastronómico se prolonga até ao próximo fim-de-semana. Os restaurantes aderentes sugerem aos interessados em participar que efetuem marcação prévia de forma a degustar uma especialidade a sair do forno, mantendo as suas especificidades: uma pele estaladiça e uma carne bastante suculenta. Podem fazê-lo em qualquer um dos nove restaurantes, em Oleiros: Callum (272 680 010), Casa Peixoto (272 682 250), Ideal (272 682 350), Maria Pinha (965 586 477), Prontinho (272 682 338), Regional (272 682 309), Salina (961 258 844), em Orvalho: Pérola do Orvalho (272 746 119) e em Ponte de Cambas: Slide (965 720 287).

Em pleno período pascal, para além de uma oferta gastronómica bastante apelativa, Oleiros vive as suas mais genuínas tradições religiosas com as seculares celebrações da Semana Santa. A vila veste-se de roxo, numa impressionante manifestação de solenidade e fé.
 

Ler mais

Oleiros posiciona-se ao mais alto nível no pedestrianismo

Por Município de Oleiros em 30 de Março de 2015

Cerca de mil participantes, vindos de vários pontos do país e do estrangeiro, marcaram presença no concelho de Oleiros no passado sábado, no lançamento do Trilho Internacional dos Apalaches português, naquele que foi provavelmente o maior acontecimento do género na região nos últimos tempos.



Com este novo e desafiante percurso de 37 km, situado integralmente no concelho de Oleiros e intitulado GR 38 - Grande Rota Muradal-Pangeia, Portugal passou a ter um dos Trilhos Internacionais dos Apalaches, o maior de pegadas humanas do mundo, visitado anualmente por quatro milhões de pessoas. O percurso promovido pelo Município de Oleiros e pelo Geopark Naturtejo, em parceria com as Juntas de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco, Orvalho e Sarnadas de S. Simão, irá servir os amantes da natureza e do turismo ativo, sendo um dos produtos estratégicos que irão reforçar o posicionamento do território através de uma rede internacional de prestígio. Por outro lado, esta aposta reflete o potencial turístico do concelho, comprovado pela evolução do número de dormidas nos últimos anos, assim como pela capacidade de internacionalização em mercados em crescimento, como o americano.



Para além da expressiva adesão de participantes, realça-se o envolvimento das comunidades que habitam a envolvente da Serra do Muradal (Cardosa, Estreito, Orvalho, Póvoa da Ribeira, Sarnadas de S. Simão e Vilar Barroco), as quais se empenharam e revelaram um genuíno saber-receber. Também as associações locais deram as mãos e contribuíram para o sucesso da organização deste evento, como é o caso das associações de desporto aventura Trilhos do Estreito e Pinhal Total, da associação “Os Cucos” de Vilar Barroco e dos Bombeiros Voluntários de Oleiros.

As deslumbrantes paisagens deram o mote neste percurso, onde não faltou a mais típica gastronomia ou a presença de 20 alpinistas que desfrutaram das 14 vias de escalada da Crista de Zebro e da via ferrata (a segunda do país), de amantes do BTT e de praticantes de asa delta que coloriram os céus da região.

A animação foi assim uma constante ao longo de uma exigente Caminhada, numa harmoniosa sintonia entre as tradições locais e ancestrais, a cargo d´ “Os Bombos da Cardosa” e da Companhia de Teatro Viv´arte. 



No final, a satisfação era geral. Para os resistentes que conseguiram concluir os 23 km, a prova foi superada; para todos os habitantes locais, o orgulho era evidente e para quem veio de fora, registando-se a adesão de vários grupos especializados de caminheiros oriundos de vários pontos do país, este foi sem dúvida um dia inesquecível e a oportunidade de percorrerem o mais diferenciador dos percursos pedestres nacionais, com a chancela IAT (International Appalachian Trail), num território classificado pela UNESCO.
 

Ler mais

Páginas: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 | 71 | 72 | 73 | 74 | 75 | 76 | 77 | 78 | 79 | 80 | 81 | 82 | 83 | 84 | 85 | 86 | 87 | 88 | 89 | 90 | 91 | 92 | 93 | 94 | 95 | 96 | 97 | 98 | 99 | 100 | 101 | 102 | 103 | 104 | 105 | 106 | 107 | 108 | 109 | 110 | 111 | 112 | 113 | 114 | 115 | 116 | 117 | 118 | 119 | 120 | 121 | 122 | 123 | 124 | 125 | 126 | 127 | 128 | 129 | 130 | 131 | 132 | 133 | 134 | 135 | 136 | 137 | 138 | 139 | 140 | 141 | 142 | 143 | 144 | 145 | 146 | 147 | 148 | 149 | 150 | 151 | 152 | 153 | 154 | 155 | 156 | 157 | 158 | 159 | 160 | 161 | 162 | 163 | 164 | 165 | 166 | 167 | 168 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | 176 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 | 183 | 184 | 185 | 186 | 187 | 188 | 189 | 190 | 191 | 192 | 193 | 194 | 195 | 196 | 197 | 198 | 199 | 200 | 201 | 202 | 203 | 204 | 205 | 206 | 207 | 208 | 209 | 210 | 211 | 212 | 213 | 214 | 215 | 216 | 217 | 218 | 219 | 220 | 221 | 222 | 223 | 224 | 225 | 226 | 227 | 228 | 229 | 230 | 231 | 232 | 233 | 234 | 235 | 236 | 237 | 238 | 239 | 240 | 241 | 242 | 243 | 244 | 245 | 246 | 247 | 248 | 249 | 250 | 251 | 252 | 253 | 254 | 255 | 256 | 257 | 258 | 259 | 260 | 261 | 262 | 263 | 264 | 265 | 266 | 267 | 268 | 269 | 270 | 271 | 272 | 273 | 274 | 275 | 276 | 277 | 278 | 279 | 280 | 281 | 282 | 283 | 284 | 285 | 286 | 287 | 288 | 289 | 290 | 291 | 292 | 293 | 294 | 295 | 296 | 297 | 298 | 299 | 300 | 301 | 302 | 303 | 304 | 305 | 306 | 307 | 308 | 309 | 310 | 311 | 312 | 313 | 314 | 315 | 316 | 317 | 318 | 319 | 320 | 321 | 322 | 323 | 324 | 325 | 326 | 327 | 328 | 329 | 330 | 331 | 332 | 333 | 334 | 335 | 336 | 337 | 338 | 339 | 340 | 341 | 342 | 343 | 344 | 345 | 346 | 347 | 348 | 349 | 350 | 351 | 352 | 353 | 354 | 355 | 356 | 357 | 358 | 359 | 360 | 361 | 362 | 363 | 364 | 365 | 366 | 367 | 368 | 369 | 370 | 371 | 372 | 373 | 374 | 375 | 376 | 377 | 378 | 379 | 380 | 381 | 382 | 383 | 384 | 385 | 386 | 387 | 388 | 389 | 390 | 391 | 392 | 393 | 394 | 395 | 396 | 397 | 398 | 399 | 400 | 401 | 402 | 403 | 404 | 405 | 406 | 407 | 408 | 409 | 410 | 411 | 412 | 413 | 414 | 415 | 416 | 417 | 418 | 419 | 420 | 421 | 422 | 423 | 424 | 425 | 426 | 427 | 428 | 429 | 430 | 431 | 432 | 433 | 434 | 435 | 436 | 437 | 438 | 439 | 440 | 441 | 442 | 443 | 444 |

Agenda Cultural

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados

Newsletter




Home | Notícias | Telefones Úteis | Contactos | Acessos para Oleiros | Mapa do Site | Programação Mensal | Links

© Município de Oleiros 2017 - Desenvolvido por citricweb.pt