Programa especial promovido pela Naturtejo atrai amantes do montanhismo a Oleiros

Por Município de Oleiros em 14 de Novembro de 2008

Realizou-se no passado Domingo, em Oleiros, a "Rota do Medronho e da Castanha". Este programa especial, promovido pela Naturtejo, trouxe a Oleiros 60 caminheiros amantes do montanhismo. A recepção dos participantes, por parte do Vereador Victor Antunes, teve lugar no Posto de Turismo, após a qual se deu início a um percurso pedestre pelas serras de Oleiros, cujo itinerário teve o cuidado de contemplar a passagem por exemplares das duas espécies em questão.

O percurso dividia-se em duas rotas temáticas abordando numa fase inicial o Medronho, em trilhos situados em Casal Novo ou Corga d´Alta, descendo depois em direcção à Ribeira de Oleiros onde se vislumbravam centenários Castanheiros. Num total de 12 Km, o percurso entusiasmou os participantes e abriu o apetite para um almoço temático que se seguiu e o qual se inseria no âmbito da II Mostra Gastronómica do Medronho e da Castanha que estava a decorrer no concelho de Oleiros.

A tarde teve então início com uma visita a uma aldeia carregada de simbolismo histórico, Isna. Na freguesia existem impressionantes e seculares exemplares de Castanheiro, os quais assistiram à passagem do rei D. Carlos e da sua comitiva aquando de uma caçada real que teve lugar nestas paragens. O grupo visitou então a aldeia e pode provar as castanhas assadas que muito simpaticamente lhes foram oferecidas no recinto exterior do ISCA (Isna Sport Club e Alvelos).

O Programa culminou com uma prova de produtos locais, no Posto de Turismo, a qual fez as delícias dos participantes. De entre licores, geleias, compotas, tartes de medronho, muffins de castanha e muitas mais iguarias à base destes ingredientes, o grupo pôde provar de tudo e deliciar-se também com a junção do queijo de cabra com a compota de medronho. Depois do visionamento de um documentário sobre a fileira do Medronho no concelho e de visitarem a exposição de produtos naquele local e adquirirem alguns dos produtos que estavam para venda, os participantes partiram então rumo a Lisboa, bastante agradados e com a promessa de voltar.