Apresentação do livro 'Alma dum povo' suscita interesse

Por Município de Oleiros em 12 de Junho de 2018

Apresentação do livro 'Alma dum povo' suscita interesse

A obra consiste no volume 2 de uma coletânea intitulada "Subsídios para uma Monografia do Estreito"

No passado dia 7 de junho, na Casa da Cultura de Oleiros, perante um auditório repleto, realizou-se a apresentação do livro "Subsídios para uma Monografia do Estreito - A Alma dum Povo", volume 2, da autoria do padre José Bernardino (1937-1985). A obra foi organizada e anotada pelo investigador Leonel Azevedo, a partir do espólio documental do magistrado João Ramos (1954-2011). Esta reúne 73 crónicas (4 das quais da autoria de Francisco Mateus Mendes) publicadas no semanário Reconquista, entre 1982 e 1984, a partir da leitura de livros de Visitação da Ordem de Malta à paróquia do Estreito, entre 1615 e 1807.

O livro foi apresentado pelo escritor Miguel Real, descendente de Oleirenses, que empolgou toda a plateia com a sua interpretação da obra, num testemunho histórico sobre o Estreito. Autor de mais de 60 títulos em diversos domínios da literatura portuguesa, com vários prémios recebidos, Miguel Real é uma figura incontornável no panorama cultural português.

Na abertura da sessão, Fernando Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oleiros, felicitou a iniciativa e os seus mentores. Usaram também da palavra Leonel Azevedo, por quem foi coordenada e anotada a obra, e Fernanda e Vânia Costa Ramos que disponibilizaram todo o espólio documental, tornando possível esta publicação.

Registe-se que a obra consiste no volume 2 da coletânea "Subsídios para uma Monografia do Estreito", a qual prevê a edição de outros volumes. Com esta primeira publicação - incentivada e patrocinada pelo Município - foi dado um passo fundamental para a concretização de um projeto iniciado por João Ramos, sob o título "Estudos monográficos do Estreito e do concelho de Oleiros", de reconhecido interesse para o conhecimento da história desta região.

Inquérito

Considera que a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado é uma mais-valia para Oleiros?

Ver Resultados